18/06/2024

5G estará disponível em mais 236 municípios; confira a lista

Anatel compartilhou a liberação para que novas cidades possam ativar a rede 5G por meio das operadoras responsáveis.

A partir de 27 de maio de 2024, as operadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G em mais 236 municípios.

Esta decisão foi tomada na Reunião Ordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Com isso, o total de municípios com a faixa de 3,5 GHz disponível para 5G standalone chegará a 4.134, abrangendo cerca de 189 milhões de brasileiros, ou aproximadamente 88,6% da população do país.

A liberação da faixa para o 5G não implica instalação imediata das redes. A implementação depende do planejamento de cada provedor. A decisão segue as diretrizes do edital do 5G e abrange municípios onde houve migração do sinal de TV por antenas parabólicas, com a conclusão das ações necessárias para desocupação da faixa por sistemas de satélite.

A EAF, entidade sem fins lucrativos designada pela Anatel, auxilia gratuitamente pessoas de baixa renda na substituição de antigas antenas parabólicas por novas versões digitais. Com a antecipação de 236 municípios, Paraíba, Rondônia e Tocantins estão agora prontos para ativar estações 5G na faixa de 3,5 GHz. Isso resulta na liberação total de 15 estados (AL, AP, DF, ES, MA, PB, PR, RJ, RO, RR, RS, SC, SE, SP e TO)  para essa tecnologia.

Aqueles que usam antenas parabólicas para TV Aberta precisam adaptar seus equipamentos para evitar interferências. Os cadastrados no Cadastro Único do Governo Federal que recebem TV por parabólica podem solicitar gratuitamente um kit de adaptação da Siga Antenado, da EAF.

A EAF já distribuiu mais de 2,5 milhões de kits desde o início, com capacidade de instalar 10 mil por dia. É importante que os elegíveis agendem a instalação dos novos equipamentos, disponíveis no site da Siga Antenado ou através do telefone 0800-729-2404.

A lista completa das cidades que receberam a liberação de sinal pode ser conferida no site da Anatel clicando aqui.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários