27/04/2024

Google lança serviço ‘Encontre Meu Dispositivo’ para usuários Android

Empresa trouxe mais funções para a plataforma que permite encontrar itens perdidos sem depender exclusivamente do acesso à internet.

Nesta segunda-feira (08), o Google lançou oficialmente o “Find My Device” (Encontre Meu Dispositivo), um serviço da empresa para achar celulares e outros eletrônicos. O recurso é similar às soluções de Apple e Samsung que também cria uma rede integrada de celulares, fones de ouvido e mais conectados via Bluetooth.

Ou seja, a ideia é que a nova rede de crowdsourcing de mais de um bilhão de dispositivos Android possa encontrar dispositivos Android perdidos e itens de uso diário com rapidez e segurança, sem depender exclusivamente do acesso à internet. Por enquanto, esse recurso está liberado apenas para os celulares Pixel 8 e Pixel 8 Pro. A novidade começou a ser liberada na semana passada.

A rede do Encontre Meu Dispositivo faz o mapeamento a partir de uma varredura e uma triangulação de sinais Bluetooth de outros aparelhos com Android, e ao localizar, envia o sinal para o um dispositivo com Android conectado à internet, de maneira segura e privada. Depois, o usuário consegue ver pelo seu computador ou tablet onde seu celular está, mesmo que o aparelho esteja offline e você distante do local.

Outra novidade da plataforma é que também poderá encontrar outros aparelhos conectados à conta nas proximidades. De acordo com o Google, a partir de maio, o usuário poderá encontrar itens como chaves, carteira ou bagagem, com tags rastreadoras Bluetooth da Chipolo e Pebblebee no aplicativo Encontre Meu Dispositivo.

Essas tags foram criadas especificamente para a rede Encontre Meu Dispositivo e serão compatíveis com alertas de rastreadores desconhecidos no Android e iOS para ajudar na proteção contra rastreamentos indesejados.

Por meio do recurso, também será possível compartilhar a localização de certos itens com outras pessoas vinculando o objeto à conta Google de outra pessoa. A ideia é o usuário possa avisar colegas ou parentes onde encontrar determinado objetivo, como o controle remoto da TV, uma chave ou a bagagem com um companheiro de viagem.

De acordo com o Google, o novo Encontre Meu Dispositivo funciona com dispositivos com Android 9+, e que em breve, fones de ouvido da JBL, Sony e outros, se juntarão à rede Find My Device. Por enquanto, a novidade está disponível apenas nos Estados Unidos e no Canadá.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários