19/04/2024

Anatel pretende usar IA para responder reclamações no WhatsApp

Empresa mineira foi contratada para desenvolver a solução de inteligência artificial.

Foto: HeikoAL/Pixabay

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a contratação da empresa Cedro BPO e Soluções em Tecnologia, pelo valor de R$ 500,6 mil, para desenvolver um sistema de chatbot para atender reclamações de usuários de serviços das operadoras por meio do WhatsApp e Messenger.

Hoje, boa parte das queixas de usuários das teles são feitas diretamente na Anatel, em um volume maior do que o registrado pelos Procons. Pelo menos um terço das queixas não são enviadas para o call center das operadoras, sendo feitas diretamente ao órgão de regulação.

O sistema de atendimento virtual inteligente no WhatsApp deve ser apresentado 60 dias após a assinatura de contrato, e no Messenger em cinco meses.

“Primeiro, o objetivo é que o sistema registre as reclamações feitas por meio do Whatsapp. Portanto, haverá essa interface com inteligência e à medida que for evoluindo a gente pretende usar no site, para responder dúvidas e aplicar ao Anatel Consumidor”, explica Fábio Koleski, gerente de interações, satisfação e educação para o consumo da Anatel.

VIU ISSO?

–> Assistente Virtual da Vivo registra 10 milhões de atendimentos

–> Clientes da Oi já podem falar com a operadora pelo WhatsApp

–> Algar Tech recebe prêmio por melhor assistente virtual de suporte

O resultado da licitação foi publicado na edição desta segunda-feira, 25, do Diário Oficial da União, e inclui além do assistente virtual, os serviços em nuvem da solução e a integração com outras APIs.

Recentemente, foi anunciado o lançamento da nova versão do aplicativo “Anatel Consumidor” que tem o objetivo de facilitar o envio de reclamações e que os usuários possam dar notas aos serviços prestados pelas empresas.

Com informações de Convergência Digital.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários