18/04/2024

Apple lança versão atualizada do iOS com regras impostas pela UE

Uma das principais mudanças envolve a App Store, em que os donos dos smartphones poderão fazer download de aplicativos de terceiros.

Nesta terça-feira (05), a Apple liberou a nova atualização do seu sistema operacional, o iOS 17.4, que vem com mudanças significativas. O software estava disponível em versão beta para testes, mas agora foi liberada a RC (Release Candidates) para todos os usuários dos iPhones que são compatíveis com o sistema.

Uma das principais mudanças envolve a App Store, em que os donos dos smartphones poderão fazer download de aplicativos de terceiros. Ou seja, aqueles que estão fora da loja de aplicativos Apple. A novidade é resultado de uma exigência das diretrizes da Lei dos Mercados Digitais da União Europeia (UE).

Isso vai permitir que os usuários também possam escolher o próprio provedor de serviço de pagamento dentro dos aplicativos, além de também poderem mudar o navegador padrão do iPhone. Além disso, já é permitido fazer assinaturas e outras transações em sites externos fora do ecossistema Apple. Entretanto, essas novidades em especial estão restritas aos 27 países do bloco europeu, exatamente por causa das novas regras da UE.

Já os novos recursos presentes na atualização do iOS 17.4 são válidos para usuários de outros países. Entre as novidades estão atualizações no recurso de Proteção de Dispositivo Roubado, que agora implementa um atraso de segurança de uma hora para realizar alterações em aplicadas no dispositivo, como a troca da senha do ID Apple ou do código do celular.

Na versão anterior, a configuração de segurança funcionava somente quando o iPhone estava longe de lugares familiares, como casa ou trabalho. Agora, é possível ativar o modo “Sempre”, para que o atraso ocorra em qualquer situação.

Outra mudança importante foi no quesito segurança no iMessage, que ganhou um protocolo de criptografia pós-quântica (PQ3), que segundo a Apple é o mais método de proteção mais eficaz que se tem notícia até agora.

Entre as outras novidades presente no iOS 17,4 estão mais indicadores da saúde da bateria do celular, incluindo contagem de ciclos, data de fabricação da bateria e mais no iPhone 15; novos visuais para emojis como fenix, cogumelo, balançando a cabeça de forma negativa, limão e corrente quebrada; transcrições de áudio no app de podcasts e atividades ao vivo; identificador de chamada exibe nome do local, logotipo e departamento de empresas verificadas pela Apple e melhorias na Siri para que ela faça leitura de mensagens.

Confira as outras mudanças:

  • Pagamento com Apple Cash mesmo em estabelecimentos que não aceitam o Apple Pay, bastando informar o número da carteira utilizando o Safari AutoFill;
  • Messages for Business, serviço para se comunicar com empresas, agora exibe informações sobre status de pedidos, notificações sobre voos, alertas de fraude e mais;
  • Correção de bug que não mostra as fotos dos contatos no Buscar Dispositivos do iCloud;
  • Correção de um bug para usuários de Dual SIM em que o número de telefone primário muda para secundário e fica visível para pessoas que grupos que receberam mensagens;
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários