28/04/2024

Androids perdidos poderão ser localizados mesmo desligados

Google, dona do sistema operacional Android, está desenvolvendo um recurso para rastrear os aparelhos mesmo desligados.

Perdeu o celular? Em breve, os dispositivos Android perdidos, furtados ou roubados poderão ser localizados mesmo quando estiverem desligados, graças à nova função “Encontre meu dispositivo” em desenvolvimento pela Google, como revelado pelo 91mobiles. 

Android

A funcionalidade, que deverá ser chamada de “Pixel Power-off Finder” nos celulares da linha Pixel, será semelhante ao recurso oferecido pela Apple, o Find My Device, que rastreia iPhones desligados.

Para implementar essa função, a Google deverá construir uma rede que abranja todos os dispositivos Android, incluindo suporte adicional como banda ultralarga (UWB). 

Isso permitirá que o smartphone perdido se conecte a outros dispositivos via Bluetooth e retransmita sua localização, possibilitando assim o rastreamento mesmo quando estiver desligado.

O relatório afirma que evidências sobre a capacidade de rastrear celulares Android mesmo quando desligados foram encontradas em um código-fonte inicial do Android 14, que foi compartilhado com fabricantes de telefones. 

No código, foram identificadas referências às chaves Finger Network pré-computadas, que serão enviadas ao chip Bluetooth do dispositivo, mantendo-o em funcionamento mesmo quando desligado.

Nem todos os Androids serão atualizados com o recurso 

A busca por um recurso que permita localizar um celular Android desligado é aguardada com expectativa pelos usuários, mas pode estar disponível apenas em alguns modelos iniciais, devido à necessidade de suporte de hardware para manter o chip Bluetooth ativo o tempo todo. 

De acordo com Wojciechowski, o próximo lançamento do Pixel 8 este ano pode vir com a tecnologia necessária para ativar essa funcionalidade, porém ainda não se sabe se as séries atuais, como o Pixel 6 e Pixel 7, terão compatibilidade, assim como outros aparelhos de diferentes marcas. A data de disponibilidade do recurso ainda não foi confirmada.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários