15/04/2024

MCom vai aos EUA tratar da transição da TV 3.0 no Brasil

Brasil está buscando a implementação da TV 3.0 e por isso o Ministério das Comunicações foi tratar do tema.

O Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, está no NAB Show em Las Vegas, um grande evento global de radiodifusão, para discutir a transição para a TV 3.0 no Brasil. Esta nova tecnologia será implementada gradualmente, seguindo um processo semelhante à transição da TV analógica para a digital.

Juscelino afirmou que prevê-se que a adoção voluntária da TV 3.0 comece em 2025, e a feira apresenta as últimas inovações do setor com a participação de empresas e profissionais de mais de 160 países.

“A implantação efetiva da TV 3.0 é um processo de longo prazo, semelhante à migração da tecnologia analógica para a digital, mas hoje estamos criando os alicerces para implementação dessa tecnologia no futuro. A previsão é que a TV 3.0 esteja apta a iniciar sua implantação, de forma voluntária, a partir de 2025”.

No domingo (14), Juscelino se encontrou com Madeleine Noland, presidente do ASTC, para discutir o padrão tecnológico norte-americano ATSC 3.0, que está sendo considerado para adoção no Brasil. O ministro também participou de uma demonstração das funcionalidades dessa tecnologia.

No início do dia, Juscelino participou como palestrante principal na abertura do evento SET’30, promovido pela organização brasileira que reúne profissionais e empresas do setor de mídia e entretenimento. Durante sua apresentação, ele discutiu as tendências tecnológicas emergentes na transmissão televisiva, proporcionando uma visão abrangente sobre o futuro do campo.

Após a palestra, Juscelino teve um encontro com Curtis LeGeyt, o CEO da NAB (Associação Nacional de Radiodifusores), uma importante entidade do setor de radiodifusão. Durante essa reunião, é provável que tenham sido discutidos temas relevantes para a indústria, como regulamentações, inovações tecnológicas e desafios enfrentados pelos radiodifusores.

No decorrer da segunda-feira, a agenda de Juscelino incluiu uma visita ao estande da Sony, onde pôde conhecer as últimas novidades e tecnologias desenvolvidas pela empresa no campo da transmissão e produção audiovisual.

Além disso, ele se reuniu com emissoras de TV e representantes da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), em um encontro que provavelmente abordou questões estratégicas e desafios enfrentados pelo setor de radiodifusão no país.

A delegação do Ministério das Comunicações inclui o secretário de Comunicação Social e Eletrônica, Wilson Diniz Wellisch; o diretor de Inovação, Regulamentação e Fiscalização, Tawfic Awward Junior; e o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários