19/04/2024

Qualcomm lança modem 5G integrado com comunicação via satélites

Empresa também lançou o FastConnect 7900, dispositivo que unifica o processamento de Wi-Fi, Bluetooth e UWB em um único chip.

Nesta segunda-feira (26), durante a Mobile World Congress 2024 (MWC), a Qualcomm revelou o novo modem 5G Snapdragon X80, um modem preparado para a era do 5G Advanced que é totalmente integrado com comunicação via satélites NB-NTN (redes não terrestres), e lançou também uma solução, o FastConnect 7900, um chip para dispositivos móveis que vai unificar o processamento de Wi-Fi, Bluetooth e UWB em um único chip.

Ambos dispositivos estão otimizados de Inteligência Artificial (IA), responsáveis não apenas por aprimorar a recepção de sinal, como também ampliar a eficiência energética.

O Snapdragon X80 é uma evolução direta do Snapdragon X75, lançado há cerca de um ano. Apesar de ter o mesmo transceptor sub-6GHz, download de 10 Gbps e upload de 3,5 Gbps da geração anterior, o X80 promete mais eficiência. Além de que um dos seus diferenciais é a implementação de IA para turbinar as velocidades e reduzir a latência, novidade pensada especificamente para redes 5G FWA (Fixed Wireless Access, os serviços de internet fixa 5G vendidos pelas operadoras).

O dispositivo se destaca por quatro pontos principais: seu suporte ao a sistemas de até seis antenas em celulares, com recepção gerenciada por Inteligência Artificial para a extensão de alcance de ondas mmWave. Suporta a agregação de até seis bandas para ampliar as velocidades na faixa Sub-6 GHz.

Os ganhos oferecidos pela combinação desses fatores em relação à geração passada chamam atenção: segundo a empresa, os pontos de FWA conseguiriam aumentar a recepção em até 60%, enquanto os celulares munidos do componente conseguiriam reduzir o consumo em até 10% ao usar o 5G mmWave.

E talvez o ponto mais interessante do dispositivo seja a integração de comunicação via satélite, no padrão 5G NB-NTN (Narrowband Non-Terrestrial Networks, ou Redes Não Terrestres de Banda Estreita).

Além dos smartphones, o modem será utilizado também em notebooks, carros, dispositivos de realidade mista, aparelhos industriais, redes privadas, aparelhos de IoT (internet das coisas) e mais.

FastConnect 7900 une Wi-Fi, Bluetooth e UWB

O Qualcomm FastConnect 7900 é o primeiro modem de redes sem fio a combinar em um único chip o processamento de Wi-Fi, Bluetooth e UWB. Isto quer dizer que é capaz de reduzir custos e consumo de energia, já que não são necessários processadores adicionais para cada padrão.

O modem seria ainda o primeiro modem compatível com o protocolo Wi-Fi 7 a embarcar otimizações de IA, responsáveis por aprimorar a qualidade da recepção e envio de sinal, reduzir a latência (o atraso no recebimento de dados) e consequentemente aumentar a eficiência energética.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários