21/04/2024

MCom inicia testes de 5G FWA em projeto piloto para conectar escolas

Com os testes, o ministério vai analisar se a tecnologia poderá ser usada como alternativa para levar conectividade para escolas públicas.

Nesta quarta-feira (06), o Ministério das Comunicações (Mom) deu início aos testes de 5G FWA (Fixed Wireless Access), que será usada como opção para levar conectividade para escolas públicas. Os testes do projeto piloto tem o objetivo de avaliar se é viável o uso da tecnologia como alternativa para fornecer conexão em condições satisfatórias com fins pedagógicos.

De acordo com a pasta, a equipe técnica iniciou os primeiros testes no Centro de Educação Profissional de Guará Professora Teresa Ondina Maltese, no Guará, região administrativa do Distrito Federal (DF). Os testes contam com os apoios do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), da Intelbras e das operadoras TIM e Claro.

O secretário de Telecomunicações do MCom, Maximiliano Martinhão, explica que “Essa é a primeira etapa desse projeto pioneiro, onde o 5G poderá ser usado em sala de aula”.

“Vamos realizar testes em algumas regiões do Distrito Federal para ver na prática como essa tecnologia irá funcionar em ambiente escolar e se ela será viável como mais uma alternativa para conectar as unidades de educação em todo o país”, destaca.

Segundo o MCom, após as conclusões dos testes, será enviado para análise do do Comitê Executivo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) um relatório sobre o experimento. Se os resultados forem satisfatórios, a tecnologia 5G FWA poderá se juntar à fibra óptica e ao satélite para conectar as mais de 138 mil escolas públicas de educação básica no Brasil até 2026.

Os testes da tecnologia integram uma parceria promovida pelo MCom e pelo governo do DF. A ideia de analisar o 5G FWA surgiu em uma reunião do ministério com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF, em setembro.

O 5G FWA, também conhecido como “5G fixo” é uma modalidade de banda larga fixa que usa a rede móvel da última geração de internet de uma operadora como fonte de conectividade, distribuindo o sinal localmente por meio da criação de uma rede Wi-Fi. Por ser de fácil instalação e manutenção, o uso do 5G FWA pode ser mais barato que soluções convencionais.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários