06/04/2024

Qualcomm apresenta novo processador Snapdragon XR2+ Gen 2

Companhia Qualcomm lançou de surpresa novo produto de tecnologia que trata-se de mais um processador Snapdragon.

A Qualcomm causou surpresa no mercado ao apresentar o processador Snapdragon XR2+ Gen 2, representando um avanço significativo na tecnologia de realidade estendida (XR).

processador

Este novo chipset se destaca por sua resolução de 4.3K por olho e impressionante taxa de 90 frames por segundo. Essa inovação promete oferecer uma experiência visual excepcional em diversas situações, como em telas gigantes, sobreposições em tamanho real e ambientes de desktops virtuais.

O Snapdragon XR2+ Gen 2, além de aprimorar a experiência visual, incorpora melhorias substanciais em seu desempenho. Apresenta um aumento significativo de 15% na frequência da GPU e 20% na frequência da CPU em comparação com sua versão anterior. Este processador é especialmente projetado para oferecer suporte a 12 ou mais câmeras simultâneas, desempenhando um papel crucial no rastreamento preciso de mãos e outras partes do corpo em ambientes de Realidade Estendida (XR).

Além disso, destaca-se a notável latência de vídeo total de apenas 12ms, proporcionando uma experiência imersiva e responsiva. O suporte ao Wi-Fi 7 é mantido, consolidando as especificações do XR2 Gen 2 anterior. Importante ressaltar que este novo chipset foi concebido sob medida para atender aos requisitos específicos de casos de uso relacionados à Realidade Estendida (XR).

A Qualcomm anunciou o lançamento do Snapdragon XR2+ Gen 2, e simultaneamente revelou parcerias estratégicas com importantes players do setor tecnológico, incluindo Google e Samsung. Esta colaboração tem como foco o desenvolvimento de um novo produto que utilizará o referido chipset inovador, embora os detalhes específicos ainda sejam limitados.

Inkang Song, vice-presidente e líder da equipe de estratégia tecnológica da Samsung Electronics, expressou entusiasmo em relação a essa parceria:

“A Samsung está entusiasmada em colaborar com a Qualcomm Technologies e o Google na revolução da indústria móvel mais uma vez. Com a experiência móvel da Samsung e nosso compromisso conjunto, visamos criar a melhor experiência XR para os usuários da Galaxy.“

Shahram Izadi, vice-presidente de Realidade Aumentada (AR) do Google, expressou seu entusiasmo em relação à colaboração contínua com a Qualcomm Technologies e a Samsung no desenvolvimento futuro da Realidade Estendida (XR) imersiva e espacial. Ele destacou a expectativa da equipe em ver o ecossistema Android tirar proveito das capacidades do Snapdragon XR2+ Gen 2, possibilitando a criação de novas e empolgantes experiências no campo da XR.

A Qualcomm revelou que, além das parcerias com Google e Samsung, outros cinco fabricantes estão desenvolvendo dispositivos com o processador Snapdragon XR2+ Gen 2. Isso inclui headsets esperados da Samsung e Google, assim como produtos da HTC Vice, Immersed e Play for Dream.

O mercado pode esperar uma variedade impressionante de dispositivos na crescente indústria da realidade estendida. Com empresas como Qualcomm, Samsung, Google e até mesmo a Apple investindo nesse setor, o futuro da XR está se consolidando. Embora leve algum tempo para a tecnologia atingir a perfeição e se tornar acessível ao público em geral, a expectativa é alta para os dispositivos alimentados pelo Snapdragon XR2+ Gen 2, antecipando uma revolução na XR.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários