05/04/2024

Capital Manaus concentra 98% da cobertura do 5G no Amazonas

Alcance do 5G no interior do Amazonas ainda não é uma realidade tão concreta quanto nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Manaus, capital do Amazonas, se destaca por concentrar 98% da cobertura de rede da quinta geração de redes móveis (5G) no estado. Localizada na região Norte do Brasil, a cidade ocupa a 58ª posição nacional no ranking que considera os municípios “amigos do 5G”, categoria que indica quais prefeituras aderiram a nova Lei Geral das Antenas promovendo a desburocratização para que as operadoras possam implementar (ou ampliar) a infraestrutura de ERBS.

capital-manaus-amazonas

De acordo com uma análise feita pela agência Conexis Brasil Digital, a capital amazonense dispõe de 256 antenas do 5G, sendo o único dos 62 municípios a atualizar o marco legal em vista da Lei n.º 13.116, de 2015. A TIM lidera em quantidade de ERBs com 110 equipamentos instalados, enquanto Claro e Vivo aparecem na sequência com 109 e 77, respectivamente, enquanto no interior o número cai significativamente.

Além de Manaus, as cinco únicas cidades do estado que suportam o 5G são Manacapuru, que dispõe de duas antenas da Claro; Itacoatiara, com uma antena da Claro e, por último, Silves, Tefé e Manicoré, com uma antena da TIM em cada.

Os números mostram que a penetração do 5G no Amazonas ainda é muito pequena, com a novidade alcançando principalmente a capital e a Região Metropolitana de Manaus. Alguns estados da região Sudeste estão estendendo a tecnologia para zonas interioranas, como São Paulo, por exemplo, em que o 5G pode ser encontrado em locais com menos de 200 mil habitantes — Americana (SP) é um dos exemplos.

5G no Brasil

Em 2023, o 5G apresentou um crescimento significativo em relação a 2022, quando atingiu 5,7 milhões de clientes. A tecnologia fechou 2023 alcançando 20,5 milhões de clientes, saldo 3,5 vezes maior que o valor registrado no ano anterior.

Ainda segundo a Conexis Brasil, apenas 9% dos municípios brasileiros atualizaram a legislação de antenas do 5G, o que dificulta o progresso da tecnologia no país.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários