25/04/2024

Argentina autoriza Starlink, Amazon e OneWeb a oferecer internet via satélite

Medida permitirá conectar empresas e pessoas que, por alguma razão, outras tecnologias não permitiam fazê-lo, detalhou um porta-voz.

Nesta segunda-feira (26), a Starlink, assim como a Amazon e OneWeb, receberam autorização do governo da Argentina para operar seus serviços de internet via satélite no país. Através de uma resolução publicada no Boletim Oficial (Diário Oficial), a Entidade Nacional de Comunicações da Argentina (Enacom), deu a autorização para as empresas com o objetivo de que “a Argentina volte a ser líder na região”.

Durante uma coletiva de imprensa, o porta-voz da Presidência, Manuel Adorni, declarou: “Em linha com nossa abertura ao mundo, o presidente decidiu, através do Enacom a autorizar a entrada na Argentina das empresas americanas Starlink e Amazon Kuiper, e da britânica OneWeb. Isso significa, sem mais, sem menos, maior liberdade, maior investimento e maior concorrência em tudo o referente ao mercado de internet via satélite“.

A medida “permitirá a conectividade de empresas e pessoas que, por alguma razão, outras tecnologias não permitiam fazê-lo“, detalhou.

A Enacom aprovou também as condições para que a Amazon Kuiper Argentina possa operar nos segmentos de frequência atribuídos ao serviço fixo e móvel por satélite, serviço fixo por satélite e serviço móvel por satélite no país.

De acordo com o site da Starlink, a expectativa é que o serviço de internet banda larga via satélite esteja disponível na Argentina no segundo trimestre de 2024. Atualmente, praticamente todos os serviços de internet via satélite são fornecidos pela empresa estatal ARSAT, ou usavam seus satélites para o serviço.

Quanto a Amazon e a OneWeb, ainda não há informações de quando as empresas pretendem iniciar a oferta dos seus serviços no país argentino.

Vale ressaltar que Elon Musk, fundador da SpaceX, que é a empresa controladora da Starlink, possui uma “amizade” com o atual presidente da Argentina, Javier Milei. O primeiro contato entre eles, ao menos os de ordem pública, ocorreu em novembro de 2023, quando Milei venceu as eleições argentinas. “A prosperidade está adiante para a Argentina“, publicou Musk na rede X.

No início de dezembro, Milei escreveu no X que havia tido uma conversa com Musk na qual agradeceu o empresário por “defender as ideias da liberdade “.Elon me desejou muita sorte e sucesso na tarefa, lembrando que a Argentina soube ser um dos países mais prósperos e influentes do mundo”, afirmou.

Duas semanas depois, o governo argentino lançou um Decreto de Necessidade e Urgência, que resultou na alteração e anulação de mais de 300 normas. Entre elas, uma que tornava possível a entrada de empresas como a Starlink no país.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários