29/03/2024

TIM é a primeira operadora do país a obter o ISO 37001 por combate ao suborno

Certificação é concedida às empresas que adotam medidas para a implantação de um Sistema de Gestão Antissuborno.

Imagem de uma pessoa oferecendo dinheiro para outra que parece recusar.
Imagem ilustrativa.

A TIM recebeu, neste mês, o Certificado ISO 37001, de combate ao suborno, com reconhecimento nacional e internacional.

A conquista veio quase dois anos antes do que o previsto pelo seu plano ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Agora, a operadora passa a integrar o grupo de 389 empresas certificadas pelo mundo.

Para obter o reconhecimento, a TIM ouviu, aproximadamente, 400 colaboradores estratégicos, de diferentes níveis e áreas de trabalho.

Além disso, foram realizadas revisões de contratos, políticas internas e normas desta área de governança que foram colocadas em prática pela empresa, entre outras iniciativas.

Também foram reexaminadas iniciativas de conscientização e treinamento, incluindo fornecedores. Todo esse processo para a obtenção da certificação durou cerca de um ano, envolvendo toda a companhia.

Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, destacou as ações da empresa e como elas foram importantes para o reconhecimento garantido pelo ISO 37001.

VIU ISSO?

–> TIM mantém índice de sustentabilidade na B3 por 13 anos seguidos

–> TIM e Vivo se destacam em índice sustentável da Bolsa de Valores

–> TIM quer se tornar a operadora móvel preferida pelos clientes

“Acreditamos que trabalhar com procedimentos claros e definidos vai identificar e reduzir possíveis fatores de risco, funcionando como instrumentos de prevenção para as não conformidades”, disse Labriola.

Entre as operadoras do país, apenas a TIM conseguiu conquistar o certificado. Em 2020, a empresa integrou o Top 10 de empresas incluídas no Índice de Sustentabilidade da bolsa de valores.

Além disso, a operadora também esteve na 16ª carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, ao lado da Vivo.

Certificação

O ISO 37001 é uma norma internacional que propõe medidas a serem desenvolvidas pelas empresas para ajudá-las a implementar um Sistema de Gestão Antissuborno (SGAS).

tem como objetivo apoiar as organizações a combaterem o suborno, incentivando uma cultura de integridade, transparência, de acordo com as leis vigentes.

Tudo isso é desenvolvido através do cumprimento de requisitos, políticas, procedimentos e controles adequados para evitar qualquer risco de suborno.

A certificação serve como uma forma de mostrar para investidores, fornecedores e acionistas que a empresa tem um compromisso de adotar controles eficazes, embasados em padrões internacionais, para combater o suborno em suas mais diversas formas de manifestação.

Com informações de Telesíntese e Assessoria de Imprensa.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários