20/04/2024

Telefônica defende ‘desregulação’ do setor para que haja modernização

CEO da Telefônica falou durante evento sobre a importância da mordenização do setor para o crescimento do segmento.

No discurso proferido durante o Fórum Econômico de Davos, no dia 16 desta terça-feira, o presidente e CEO da Telefônica, José María Álvarez Pallete, advogou pela implementação de iniciativas mais competitivas no âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na Europa. Pallete enfatizou a necessidade de uma reflexão estratégica, declarando que é o momento de delinear claramente os objetivos para os próximos 10 anos.

telefonica

A afirmação foi feita durante a intervenção de Álvarez-Pallete em um painel dedicado à análise da posição da Europa na nova economia global. Nesse contexto, o CEO da Telefônica ressaltou também a urgência de modernização das normas regulatórias.

Durante sua participação, o CEO expressou a solicitação por uma redução das regulamentações e um ambiente que permita uma competição mais justa. Ele observou que as atuais regulamentações são anacrônicas, baseadas em normas do século passado, enquanto a economia atual é digital, colocando as empresas em condições competitivas desiguais.

“A única coisa que pedimos é que nos desregulamentem e nos deixem competir […] Estão nos regulando com regras analógicas, do século passado, mas estamos em uma nova economia digital e jogando em condições desiguais”.

O líder da Telefônica enfatizou a importância fundamental das empresas europeias de tecnologia e telecomunicações para a competitividade e liderança na economia digital, destacando, no entanto, que elas estão perdendo terreno. Ele observou que, entre as 50 maiores empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do mundo em termos de capitalização de mercado, apenas cinco são europeias.

Durante sua participação no painel em Davos, Álvarez-Pallete levantou questionamentos sobre se a Europa está implementando incentivos adequados em termos de áreas e modelos para impulsionar a transformação e assegurar o futuro e a competitividade global.

A empresa salienta que o setor de telecomunicações tem direcionado cerca de 50 bilhões de euros para a modernização de suas redes, visando atender à crescente demanda por serviços digitais, assim como para o desenvolvimento de produtos e serviços mais avançados.

Por fim, o CEO enfatizou a importância de estabelecer uma regulação considerada “urgente” que favoreça a inovação. Ele destacou a necessidade de medidas que permitam iniciativas disruptivas nas empresas, incentivem a inovação e removam obstáculos regulamentares. Áreas específicas mencionadas por Álvarez-Pallete que requerem atenção incluem soluções de Cloud e Edge Computing, tecnologia de fibra e 5G, além do desenvolvimento de redes programáveis por meio de APIs globais e padronizadas.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários