25/04/2024

Governo espanhol deseja comprar 10% da Telefónica

Medida do governo espanhol reflete uma ação de preocupação em relação a recente aquisição de parte da Telefónica por um grupo saudita.

O governo da Espanha anunciou sua intenção de comprar até 10% das ações da empresa Telefónica, que controla a operadora brasileira Vivo. Novidade foi compartilhada na noite desta terça, 19. Essa decisão já estava sendo indicada desde que o grupo saudita STC se tornou acionista da Telefónica.

Espanha

A escolha de investir na Telefónica foi feita durante uma reunião do Conselho de Ministros do governo espanhol. A ordem para adquirir as ações foi enviada à Sociedad Estatal de Participaciones Industriales (SEPI), que funciona como uma empresa do governo responsável por participações em empresas estratégicas.

A SEPI afirmou, em um comunicado à Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) espanhola, que a participação planejada tem o objetivo de oferecer maior estabilidade acionária à Telefónica. Isso visa ajudar a empresa a atingir seus objetivos e preservar suas capacidades estratégicas, sendo um investimento de longo prazo.

“Com uma vocação de permanência, a participação da SEPI permitirá proporcionar à Telefónica uma maior estabilidade acionária para que a companhia alcance seus objetivos, contribuindo para a salvaguarda de suas capacidades estratégicas”.

No comunicado oficial, a SEPI anunciou sua intenção de iniciar os procedimentos formais para um processo de aquisição, visando minimizar possíveis impactos nas ações da Telefónica até que a quantidade necessária de ações seja adquirida. É relevante destacar que a Telefónica teve origem como uma empresa estatal e foi privatizada na década de 90.

A SEPI justificou a iniciativa, destacando a Telefónica como uma empresa líder no setor de telecomunicações, tanto na Espanha quanto internacionalmente. A empresa desempenha atividades de significativa importância para a economia, o setor produtivo, a pesquisa, a segurança, a defesa e, em última instância, o bem-estar dos cidadãos.

Além de sua presença na Espanha, a Telefónica tem o Brasil, Alemanha e Inglaterra como seus principais mercados de telecomunicações, e também mantém uma presença considerável na chamada América hispânica. A SEPI pretende conduzir o processo de aquisição de maneira a garantir a estabilidade e continuidade das operações da Telefónica.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários