24/04/2024

Olhar geral para a Experiência Móvel no Brasil: TIM, Vivo e Claro

Relatório da Opensignal analisa as experiências móveis dos consumidores brasileiros em relação às três principais operadoras do país.

Nesta quinta-feira (15), a Opensignal divulgou seu mais recente relatório de Experiência de Rede Móvel para o Brasil, um guia para entender a experiência oferecida pelas operadoras móveis do Brasil. Neles são analisadas as experiências móveis dos consumidores brasileiros em relação às operadoras TIM, Vivo e Claro.

Segundo o relatório, a TIM operadora reivindicou todos os prêmios de experiência de vídeo e vídeo ao vivo, tanto geral quanto 5G, junto com disponibilidade, disponibilidade 5G e qualidade consistente.

A Claro terminou com quatro vitórias definitivas – tanto prêmios de velocidade geral quanto de experiência de jogo. A premiação da Vivo é mais modesta, embora a operadora confirme sua supremacia em ambos os prêmios de velocidade 5G, vencendo ambos pela terceira vez consecutiva.

Premiações da TIM

A TIM conquistou o prêmio Qualidade Consistente pela segunda vez consecutiva, com pontuação de 63,4% e vantagem de 4,3 pontos percentuais sobre a Claro. A Vivo vem em terceiro lugar com pontuação de 58,6%.

Todas as operadoras tiveram melhorias em suas pontuações — as pontuações da TIM e da Vivo cresceram 3,3 e 2,3 pontos percentuais, respectivamente, enquanto as da Claro subiram 1,4 pontos percentuais. Com isso, a TIM aumenta sua margem de vitória sobre a segunda colocada Claro de 2,4 para 4,3 pontos percentuais.

A TIM também levou o prêmio 5G Video Experience com 74,7 pontos em uma escala de 100 pontos. No relatório anterior, ela dividiu o prêmio com a Vivo. Todas as operadoras foram avaliadas como Muito bom (68-78) para 5G Video Experience — o que significa que nossos usuários são, em média, capazes de transmitir vídeo em 1080p ou melhor, com tempos de carregamento satisfatórios e poucas paradas.

A tele também conquistou dois recém-lançados prêmios de streaming de vídeo ao vivo usados para eventos atuais, como esportes ao vivo, transmissões de jogos, shows musicais ou notícias: o prêmio Live Video Experience com pontuação de 49,6 pontos em uma escala de 100 pontos. A vantagem foi de 4,8 pontos sobre a Claro. A TIM também levou o primeiro lugar em experiência de vídeo ao vivo 5G com pontuação de 64,9 pontos em uma escala de 100 pontos, superando as estatisticamente empatadas Claro e Vivo em cerca de 2,1 pontos.

Premiações da Claro

Segundo o relatório, os usuários da Claro desfrutaram das velocidades médias gerais mais rápidas do Brasil, onde a operadora ganha dois prêmios de velocidade geral: Download Speed ​​Experience e Upload Speed ​​Experience, com pontuação de 27,2 Mbps e vantagem de 1 Mbps (3,8%) sobre a Vivo, com pontuação de 8,5 Mbps, superando a Vivo por 0,4 Mbps (5,1%), respectivamente.

Na categoria Download Speed ​​Experience, a TIM veio em terceiro lugar com pontuação de 26,1Mbps. Todas as operadoras brasileiras veem aumentos em suas pontuações, variando de 3,6 Mbps (15,2%) para a Claro a 4,8 Mbps (22,5%) para a TIM.

A Claro continua sendo a única vencedora dos dois prêmios de experiência em jogos — Games Experience e 5G Games Experience, com pontuações de 64,4 pontos e 85 pontos em escalas de 100 pontos. A tele é a única classificada como Excelente (85 ou acima) na categoria.

Premiações da Vivo

A Vivo conquistou dois prêmios de velocidade 5G pela terceira vez consecutiva: 5G Download Speed ​​com pontuação de 384,3 Mbps e vantagem de cerca de 29,5 Mbps (8,3%) sobre a Claro; e velocidade de upload 5G com uma pontuação de 33,3 Mbps.

No primeiro caso, a Claro ultrapassou a TIM para o segundo lugar após um aumento impressionante na sua pontuação de 53,2Mbps. No segundo, a Claro fica com a segunda colocação, 1,5 Mbps atrás da vencedora, pois, com um aumento na pontuação de 2,7 Mbps, rompe o empate estatístico que mantinha com a TIM.

De acordo com a Opensignal, no relatório foram examinadas a experiência de rede móvel de nossos usuários nas três principais operadoras de rede móvel do Brasil – Claro, TIM e Vivo – durante o período de 90 dias entre 1º de outubro de 2023 e 29 de dezembro de 2023.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários