14/04/2024

Vivo faz parceria com Renault e agora tem carros elétricos na frota

Parceria da Vivo com Renault está proporcionando uma série de novidades para a companhia de telecomunicações.

A partir de dezembro, a frota de veículos operacionais da Vivo será reforçada com a adição de 200 carros elétricos, resultado de uma parceria estabelecida entre a Vivo e a Renault, um dos principais fabricantes de veículos elétricos.

Carros Vivo

Os modelos escolhidos para integrar a frota são os Renault Kangoo E-Tech, totalmente elétricos, e serão utilizados nas operações da Vivo em importantes regiões metropolitanas, incluindo São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba e no Distrito Federal. Essa iniciativa faz parte da estratégia da Vivo de integrar negócios, inovação e sustentabilidade.

Com essa medida, a Vivo torna-se pioneira no setor de telecomunicações no Brasil ao eletrificar uma parte significativa de sua frota. O movimento reflete o comprometimento da empresa com o desenvolvimento sustentável e a busca por práticas mais ecologicamente responsáveis.

Caio Guimarães, Diretor de Patrimônio, Logística e Compras da Vivo, destaca que a adoção dos carros elétricos está alinhada com as iniciativas da empresa em direção ao desenvolvimento sustentável. O início da implementação ocorre nos grandes centros urbanos, assegurando que o abastecimento desses veículos seja proveniente de fontes de energia renovável. A Vivo destaca que todo o seu consumo de energia elétrica é proveniente de fontes 100% renováveis desde 2018, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Guimarães também ressalta que a iniciativa não é estática e poderá evoluir com o avanço das opções de recarga. Em 2019, a Vivo já havia incorporado os três primeiros veículos elétricos à sua frota em São Paulo, mesmo enfrentando desafios relacionados à infraestrutura de recarga naquele momento.

“O uso dos carros elétricos faz parte de nossas iniciativas pelo desenvolvimento sustentável. Iniciamos nos grandes centros para assegurar que o abastecimento da frota seja proveniente de energia renovável, o que é uma premissa para a Vivo, pois todo no nosso consumo de energia elétrica provém de fontes 100% renováveis, desde 2018. A iniciativa pode evoluir, à medida em que as opções de recarga avancem”.

Alex Dias, diretor de vendas corporativas da Renault do Brasil, afirmou que eles estão contentes em apresentar o Kangoo E-Tech, um veículo 100% elétrico, como uma opção para a Vivo eletrificar sua frota.

“Estamos muito felizes em oferecer o Kangoo E-Tech 100% elétrico como uma solução para a Vivo eletrificar a sua frota. A Renault possui grande experiência no desenvolvimento, fabricação e comercialização de veículos elétricos. Esse pioneirismo nos permite oferecer soluções para empresas que têm objetivos de redução do impacto ambiental, por meio da eletrificação da frota”.

Para carregamento, a Vivo possui parcerias com as principais redes privadas. Os veículos têm uma autonomia de até 300 quilômetros e requerem uma recarga média semanal. Além disso, os veículos elétricos proporcionam custos operacionais e de manutenção mais baixos. A Vivo também disponibiliza 35 bicicletas elétricas para mobilidade em distâncias curtas.

No total, a frota da Vivo no Brasil é composta por cinco mil veículos, todos os quais usam exclusivamente etanol como combustível flex, considerado menos prejudicial em termos de emissões de CO2 em comparação com outros combustíveis fósseis. O uso de biocombustíveis faz parte das medidas que contribuíram para uma redução de 88% nas emissões diretas da Vivo nos últimos sete anos, juntamente com iniciativas de eficiência, energia renovável e modernização de equipamentos.

A Vivo estabeleceu a meta de atingir zero emissões líquidas até 2040, implementando práticas sustentáveis também em sua cadeia de valor, o chamado escopo 3, como parte de seu Plano de Ação Climática.

A Vivo afirma que o Kangoo E-Tech oferece uma solução de mobilidade elétrica para empresas visando reduzir o impacto ambiental. Equipado com motor de 90 kW, torque instantâneo de 25 kgfm, e bateria de íons de lítio de 45 kWh, o veículo alcança autonomia de até 329 km no ciclo urbano. Líder no segmento de veículos comerciais elétricos desde 2011, o Kangoo já vendeu mais de 4,4 milhões de unidades em 50 países, com mais de 600 unidades comercializadas no Brasil.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários