26/04/2024

Samsung investe no 6G e estuda as viabilidades na futura rede móvel

Samsung busca autorização para testes de rede móvel e promete revolucionar a conectividade móvel e abrir portas para inovações futuras.

A Samsung, a renomada fabricante sul-coreana, está avançando significativamente em seus esforços para impulsionar a implementação da tecnologia 6G nos Estados Unidos, consolidando-se como um dos principais atores na próxima geração de conectividade móvel, que ainda se encontra distante de se tornar uma realidade concreta.

Samsung

De acordo com informações do site Pulse News, o braço da Samsung denominado “Samsung Research America” conduziu um experimento relacionado à tecnologia 6G em uma cidade no estado norte-americano do Texas. Além disso, a empresa enviou um pedido para a Federal Communications Commission (FCC), a agência regulatória responsável pela supervisão das telecomunicações nos Estados Unidos, solicitando a autorização para utilizar determinadas faixas de frequência que se espera que façam parte do espectro da próxima geração de conectividade móvel, o 6G.

A Samsung demonstrou interesse em empregar faixas de frequência situadas entre 12,7 GHz e 13,25 GHz em seu experimento. Neste cenário, a distância entre o transmissor-base e os 32 dispositivos móveis que funcionariam como receptores seria de 1 quilômetro. Notavelmente, essa distância é o dobro do que havia sido alcançado em experimentos anteriores. Caso esse teste tenha sucesso, ele estabelecerá um novo recorde de distância para essa tecnologia, o que é um marco significativo no desenvolvimento do 6G.

A comunidade científica e a indústria de tecnologia estão antecipando a chegada do 6G, a sexta geração de tecnologia de comunicação móvel. A previsão é que o 6G seja lançado em alguns territórios já a partir de 2028, com a expectativa de se tornar amplamente disponível em vários países por volta de 2030. Recentemente, foi realizado um fórum online para discutir as primeiras perspectivas sobre o 6G, com a participação de palestrantes especializados na área.

O 6G promete trazer melhorias significativas em velocidade, latência e estabilidade em comparação com as gerações anteriores. No entanto, o que torna o 6G verdadeiramente diferenciado são suas possíveis aplicações inovadoras. Ele é projetado para suportar dispositivos como headsets de realidade estendida (XR), permitindo experiências imersivas mais avançadas. Além disso, o 6G poderá ser utilizado em aplicações médicas em tempo real, o que poderia revolucionar a telemedicina, e até mesmo em comunicações por holografia, abrindo novas possibilidades de comunicação visual.

Em termos de desempenho, o 6G é projetado para oferecer taxas de download de até 300 gigabits por segundo (Gbps) e transferências de dados na faixa de terahertz (THz). Isso representa um salto significativo em velocidade em comparação com o atual 5G, que ainda está em processo de implantação em muitas regiões do Brasil e deve continuar sendo implementado gradualmente nos próximos anos. De fato, o 6G promete ser entre 10 e 50 vezes mais rápido que o 5G, o que poderá impulsionar ainda mais a conectividade e as aplicações tecnológicas em todo o mundo.

Além da Samsung, empresas como a LG da Coreia do Sul, a Ericsson da Suécia e a Huawei da China também demonstram interesse em liderar o fornecimento deste tipo de conexão móvel e estabelecer uma infraestrutura dedicada à futura transmissão.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários