06/04/2024

Pará em transformação: Governo Federal anuncia objetivos do PAC no estado

Evento no Theatro da Paz revela investimentos do PAC em conectividade, saúde e educação para impulsionar o desenvolvimento do Pará.

Nesta quinta-feira, 16 de novembro, o Governo Federal divulgou informações detalhadas sobre o Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) destinado ao estado do Pará, apresentando um plano de investimentos que totaliza R$ 38,7 bilhões.

Belém do Pará
Belém, capital do Pará.

O evento ocorreu no Theatro da Paz, localizado em Belém, e contou com a participação de autoridades como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador do estado, Helder Barbalho, o ministro das Cidades, Jader Filho, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa. A ministra interina do Ministério das Comunicações (MCom), secretária-Executiva Sônia Faustino, esteve presente na solenidade.

Durante o evento, a secretária executiva Sônia Faustino enfatizou o compromisso do Ministério das Comunicações em promover a conectividade em todas as escolas públicas do país, visando a melhoria da aprendizagem e a ampliação da inclusão digital. Além disso, foram anunciados projetos significativos de conectividade, destacando-se a implementação da infovia estadual e a disponibilização de internet banda larga em 9,7 mil escolas.

“O Ministério das Comunicações está comprometido em levar a conectividade a todas as escolas públicas do país para aprimorar a aprendizagem e ampliar a inclusão digital”.

O governo está priorizando diversas iniciativas para promover o desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura no país. Entre as principais prioridades, destacam-se a melhoria das rodovias, como a BR-316, e a conclusão da BR-308. Além disso, estão programadas a construção de uma ponte sobre o Rio Xingu, a derrocagem do Pedral do Lourenço e a expansão do Hospital Universitário da UFPA.

No setor de transporte, 18 projetos estão em andamento para fortalecer a infraestrutura, incluindo a retomada das obras na BR-163 e investimentos significativos no setor ferroviário, como na Estrada de Ferro Carajás e na Ferrogrão. O programa Luz para Todos tem como meta beneficiar 200 mil famílias, enquanto as obras do Minha Casa, Minha Vida totalizam 27.161 unidades habitacionais.

O ministro Rui Costa ressaltou que a implementação do Novo PAC está sendo conduzida em conformidade com a orientação do presidente Lula. O objetivo não é apenas informar a sociedade, mas também mobilizar os gestores públicos e iniciar um processo de cooperação intenso. O PAC é concebido como um planejamento de estado, transcendendo a esfera de um governo específico.

O desenvolvimento de portos, aeroportos e hidrovias também está no foco do governo, com melhorias planejadas em diversas localidades, incluindo aeroportos em Belém, Altamira, Parauapebas, Marabá e Santarém do Pará. Obras estão programadas nos portos de Barcarena, Belém, Santarém e Vila do Conde.

Na área de saúde e educação, várias obras serão retomadas, abrangendo a construção de 88 Unidades Básicas de Saúde em 38 municípios, investimentos no Laboratório Central de Saúde Pública de Belém, a introdução de uma Unidade Móvel de Resposta Rápida e a expansão do Complexo Hospitalar Universitário da UFPA. Adicionalmente, estão previstas 459 obras na educação básica em 117 municípios, bem como a conclusão de 161 projetos em andamento.

Iniciativas como o Projeto Luz para Todos e o Programa Água para Todos têm como objetivo favorecer os habitantes do Pará, expandindo as redes de fornecimento de água e proporcionando acesso à eletricidade a inúmeras famílias. Adicionalmente, o conjunto de empreendimentos engloba ações de saneamento básico, garantia de segurança energética e aportes em preservação do patrimônio histórico, evidenciando o comprometimento com o progresso abrangente do estado.

ViaMCom
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários