27/04/2024

WhatsApp cria login com chaves de acesso para ampliar segurança

Atualização do WhatsApp substitui a autenticação por SMS e aprimora a segurança de contas no sistema Android.

O WhatsApp divulgou uma atualização significativa para sua versão estável no sistema operacional Android: a introdução do login com chaves de acesso para todos os seus usuários. Essa novidade representa uma mudança na forma como os usuários se autenticam em suas contas e substitui o método anterior de autenticação de dois fatores baseado em mensagens de SMS.

WhatsApp

Essa atualização não é apenas uma surpresa, uma vez que já estava sendo testada por usuários que faziam parte do programa beta do WhatsApp desde o início de agosto. Agora, ela se torna disponível para todos os usuários, prometendo aprimorar a segurança e a conveniência no acesso à plataforma de mensagens mais popular do mundo.

O login com chaves de acesso é uma abordagem mais robusta em termos de segurança, em comparação com a autenticação por SMS, que pode ser vulnerável a ataques de phishing e outras ameaças. Nesse novo método, os usuários receberão uma chave de acesso única, que será necessária para verificar suas identidades ao entrar em suas contas. Isso ajuda a garantir que apenas o proprietário legítimo da conta tenha acesso a ela.

Como anunciado pelo WhatsApp em seu perfil oficial no X (anteriormente conhecido como Twitter), o login sem senha é apresentado como uma alternativa mais segura. Os usuários podem optar por essa opção de autenticação, que oferece a conveniência de utilizar a biometria, como o reconhecimento facial ou a leitura de impressão digital, ou o método de bloqueio de tela previamente selecionado. Além disso, há a opção de usar o PIN de segurança do dispositivo como um meio adicional de proteção.

As chaves de acesso do WhatsApp, também chamadas de passkeys em inglês, são códigos que podem ser usados ao configurar sua conta em um novo dispositivo. Por exemplo, se você comprou um celular novo, pode optar por usar essa chave para autenticar sua conta no novo smartphone, junto com o seu número de telefone.

Mesmo com essa novidade, os usuários que preferirem ainda poderão usar o método antigo para autenticar sua conta em outro aparelho. Esse método inclui inserir o número de telefone, fornecer a senha, informar o código enviado pelo serviço da Meta para o celular e confirmar a ativação da conta.

A atualização só está disponível para celulares Android e vai acontecer gradualmente. Ainda não há previsão de quando o recurso vai chegar ao sistema iOS.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários