27/04/2024

Cerca de 2,6 bilhões de pessoas no planeta não tem acesso à internet

A União Internacional de Telecomunicações (UIT) divulgou seus dados anuais sobre conectividade global nesta terça, 12. De acordo com a agência da ONU, houve uma diminuição na quantidade de pessoas que não têm acesso à internet em todo o mundo, mas ainda há muito trabalho a ser feito nesse sentido. Por essa razão, a UIT está instando os governos a tomarem medidas para acelerar a inclusão digital daqueles que permanecem desconectados.

internet

Os números apresentados indicam que atualmente existem cerca de 2,6 bilhões de pessoas no planeta que não estão conectadas à internet. Isso representa aproximadamente 33% da população global. Em comparação com os dados de 2022, quando havia 2,7 bilhões de pessoas sem acesso à internet, houve uma ligeira redução no número de desconectados. 

No entanto, é importante destacar que ainda existe um longo caminho a percorrer. Atualmente, aproximadamente 5,4 bilhões de pessoas em todo o mundo estão conectadas à internet, o que ressalta a necessidade de esforços contínuos para garantir que mais pessoas tenham acesso à rede global de comunicação.

A secretária-geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin afirmou que esta melhora no acesso à internet é um passo na direção correta, e mais um passo no sentido de não deixar ninguém para trás. 

“Esta melhora na conectividade é um passo na direção correta, e mais um passo no sentido de não deixar ninguém para trás, como preconizam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Não descansaremos enquanto uma conectividade significativas não for a realidade de todos, em todo lugar”. 

Os dados revelam que o aumento da conectividade está ocorrendo principalmente em países de baixa renda, onde o número de usuários cresceu 17% em comparação com o ano anterior. No entanto, é importante observar que menos de um terço da população desses países tem acesso à internet, conforme destacado no relatório.

Além disso, o relatório aponta que o rápido crescimento da conectividade experimentado em 2020, devido à pandemia de Covid-19, foi de curta duração. As tendências atuais sugerem que a meta de universalizar o acesso significativo à internet até 2030 pode ser desafiadora, de acordo com a UIT.

Para alcançar essa meta, a UIT recomenda não apenas investimentos em infraestrutura de rede, mas também o aprimoramento da capacidade das pessoas de utilizar os serviços online e o desenvolvimento de habilidades digitais. Portanto, a UIT incentiva seus membros a elaborarem planos que incluam não apenas a expansão das redes, mas também políticas de estímulo ao uso da internet e promoção da literacia digital.

A UIT também menciona que os dados detalhados por país serão divulgados nas próximas semanas, fornecendo uma visão mais específica da situação da conectividade em cada nação.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários