11/07/2024

BNDES financia banda larga que vai cobrir 18 cidades do Maranhão e 9 do Pará

Financiamento do fundo nacional visa fomentar acesso a banda larga em mais cidades e municipios no interior do Brasil.

Os programas públicos de acesso à comunicação estão aumentando o incentivo de levar mais internet para mais pessoas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 148,33 milhões para a empresa Giga Mais Fibra.

Esse financiamento foi concedido por meio do Programa BNDES FUST, que tem como objetivo promover a expansão da infraestrutura de telecomunicações no Brasil. Com esse recurso, a Giga Mais Fibra vai poder ampliar a cobertura da internet de banda larga em 18 municípios do estado do Maranhão e em nove municípios do estado do Pará.

A expectativa é que aproximadamente 311 mil domicílios nessas regiões passem a ter acesso à rede de internet da empresa, melhorando significativamente a conectividade e o acesso à informação para essas comunidades.

De acordo com José Luís Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do Banco, o BNDES FUST tem como objetivo incentivar a expansão, o uso e a melhoria da qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações.

Segundo ele, o financiamento oferecido por esse programa visa promover o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade, o que, por sua vez, contribui para a ampliação do acesso à internet de qualidade.

“O financiamento busca promover o desenvolvimento de novas tecnologias de conectividade, contribuindo com a ampliação do acesso à internet de qualidade”.

No estado do Maranhão serão atendidos os seguintes municípios: Paço do Lumiar, Bacabal, Codó, Pinheiro, Grajaú, Presidente Dutra, São José de Ribamar, Estreito, Barreirinhas, Miranda do Norte, Santa Helena, Tutóia, Santa Rita, Barra do Corda, Riachão, Mirinzal, Turilândia e Chapadinha.

Já no estado Pará as cidades são: Marituba, Tucuruí, Abaetetuba, Bragança, Xinguara, Breu Branco, Aurora do Pará, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins.

Desde outubro do ano passado, o BNDES aprovou um total de R$ 526,7 milhões para oito projetos financiados pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST).

Esses projetos estão divididos por 185 municípios localizados em 10 estados: Ceará, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rio de Janeiro. Embora não esteja em todos os estados, estão em todas as regiões do Brasil.

No contexto da iniciativa de educação conectada, os projetos apoiados visam ampliar o acesso à internet de banda larga em 164 escolas públicas, beneficiando mais de 21 mil estudantes.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários