05/04/2024

Infovia 03: EAF inicia construção de 600 Km de fibra óptica entre Belém e Macapá

Extensão total da estrutura será de mais de 9 mil quilômetros de cabos, com um investimento aproximado de R$ 1,34 bilhão.

A Entidade Administradora de Faixa (EAF/Siga Antenado) iniciou o lançamento de cabos de fibra óptica subaquáticos para a implantação da Infovia 03. Com aproximadamente 600 quilômetros de extensão, essa infraestrutura interligará diversas cidades do Pará, entre Macapá e Belém – São Sebastião da Boa Vista, Curralinho e Breves – da Ilha de Marajó, e Bagres, no continente.

Divulgação: gov.br

A conectividade chegou na semana passada em Breves, arquipélago do Marajó. Esta é mais uma etapa do Programa Amazônia Integrada Sustentável (PAIS), do Governo Federal, com participação do Ministério das Comunicações, Ministério da Defesa, Ministério da Educação, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Após o lançamento do cabo da Infovia 03, serão lançadas outras infovias que estão sendo desenvolvidas pela EAF. Isso marca uma nova etapa do Programa Norte Conectado, após a conclusão de todos os estudos de rota e obtenção das licenças ambientais necessárias para essas implantações.

“A Infovia 03 se junta às Infovias 00 e 01, completando a importante rota Belém – Macapá – Santarém – Manaus. O lançamento em si é rápido, longo é o caminho percorrido até se chegar até ele, e que bom que a EAF já percorreu este caminho e o iniciou lançando o cabo da Infovia 03”, afirma Eduardo Grizendi, diretor de engenharia e operações da RNP.

Nesta etapa, são mais de 620 km de cabos de fibra ótica submersos, lançados nos rios amazônicos, que saiu de Belém (PA), no dia 13 de março, passando pelas cidades de São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Bagre e Breves. E o próximo destino será Macapá (AP), com previsão de chegada ainda na primeira semana de abril.

Para assegurar a execução dos projetos, 35 militares do Comando Militar do Norte (CMN) fazem a segurança patrimonial e pessoal deste que é um dos maiores projetos de conectividade do mundo. O Exército Brasileiro foi o pioneiro na ação de lançar cabos submersos pelos rios do Norte do Brasil com o Projeto Amazônia Conectada (PAC), em 2015.

O tenente-coronel Anderson Barretto, que é assessor do PAC, lotado no Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx), conta que o “projeto nasceu da necessidade de melhorar as comunicações estratégias das organizações militares localizadas na Amazônia, tendo em vista que na época só tínhamos comunicação via satélite”.

“Precisamos aumentar a nossa capacidade de comando e controle dessas organizações com o escalão superior em Manaus.”, explicou o tenente-coronel Anderson Barretto, que é assessor do PAC, lotado no Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx)”, completa.

Barretto ainda destaca os benefícios que as redes implantadas levarão para hospitais, escolas e, em breve, para moradores do Marajó. “Sem contar que teremos também crescentes Índices de Desenvolvimento Humano em municípios do Pará”, concluiu.

A Infovia 03 terá uma extensão total de mais de 9 mil quilômetros de cabos e um investimento aproximado de R$ 1,34 bilhão.

ViaRNP
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários