26/04/2024

América Móvil considera consolidação do mercado de ISPs no Brasil positiva

‘Para nós, é bom que o mercado se consolide, há muitos players no Brasil’, diz Daniel Hajj Aboumrad, CEO da empresa mexicana, dona da Claro.

Em conferência sobre os resultados financeiros do segundo trimestre realizada nesta quarta-feira (12), a controladora da Claro, a América Móvil falou positivamente sobre mercado provedores de serviços de internet (ISPs) no Brasil, citando a fusão entre a Americanet e a Vero Internet.

Para a empresa, é positiva a consolidação do mercado dos ISPs no país. O CEO da América Móvil, Daniel Hajj Aboumrad, disse que “Para nós, é bom que o mercado se consolide, há muitos players no Brasil. Vero e Americanet estão se fundindo, é bom, essas companhias precisam se consolidar. É bom para o mercado”, acrescentou.

Ao ser questionado sobre uma possível aquisição no mercado, o executivo afirmou que não há planos para qualquer aquisição e que busca incrementar os investimentos em fibra óptica. “Vemos oportunidades de crescimento do capex na América Latina. Vamos investir mais em fibra. Estamos abertos a oportunidades de M&A [fusão e aquisição, na sigla em inglês], mas não estamos olhando nada agora”, sinalizou Aboumrad.

Ele ainda ressalta que a companhia está “crescendo bem em rede” e “começando a crescer de novo em banda larga fixa” no país – no segundo trimestre, a receita líquida do serviço no Brasil avançou 8%. Aboumrad também fala que a Claro Brasil está buscando “clientes rentáveis” no segmento corporativo, com o objetivo de ganhar maior participação no mercado.

Balanço financeiro

A América Móvil reportou meses segundo trimestre de 2023 um lucro líquido de 25,87 bilhões de pesos mexicanos (aproximadamente R$ 7,40 bilhões), crescimento de 89,1% em comparação ao período de 2022, que teve lucro de 13,68 bilhões de pesos mexicanos (R$ 3,91 bilhões).

Já a receita líquida totalizou 203 bilhões de pesos mexicanos (R$ 58 bilhões), um recuo de 4,6%, enquanto que o faturamento dos serviços diminuiu 4,2%, totalizando 169,2 bilhões de pesos mexicanos (R$ 48,4 bilhões).

Considerando todas as operações, a empresa ganhou 2,2 milhões de usuários móveis no segundo trimestre, com destaque para as 827 mil novas assinaturas da Claro Brasil (37,6% do total). Já no fixo, as adições de 45 mil clientes no Brasil ficaram atrás apenas de México (140 mil) e Argentina (78 mil).

Também foram divulgados números financeiros da Claro Brasil, que apresentou queda no serviço de TV por assinatura no país. A baixa no segundo trimestre foi de 5,1%, perda inferior ao do mesmo período de 2022 (-11,2%).

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