Isabel dos Santos deixa administração da Unitel

Investigada por corrupção, empresária também enfrenta processos na Justiça, inclusive uma ação movida pela Oi.

A empresária angolana Isabel dos Santos acaba de anunciar sua saída do Conselho de Administração da operadora Unitel.

Os detalhes da saída da empresária não foram revelados, mas ela ocorre após uma assembleia-geral extraordinária de acionistas realizada na semana passada.


Na reunião, foi analisada a gestão dos últimos 10 anos da operadora angolana, incluindo documentos da Justiça sobre eventuais danos à estrutura financeira da empresa.

Isabel é investigada por corrupção, por ter desviado mais de US$ 1 bilhão (R$ 5,38 bilhões na cotação atual) de fundos públicos. Ela detém 25% das ações da Unitel, por meio das empresas Vidatel e Limited, além de participação nos bancos BIC e Banco de Fomento Angola.

A angonala também enfrenta diversos processos na justiça, entre eles, uma ação da brasileira Oi (OIBR3 / OIBR4), reclamando uma compensação por possíveis transações realizadas pela empresária na Unitel para enriquecimento próprio.

Antes de vender sua participação para a Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), em janeiro deste ano, a Oi possuía 25% das ações da Unitel.

VIU ISSO?

–> Governo angolano congela bens de acionista da Unitel

–> Para especialista, situação de Isabel dos Santos na Unitel é frágil

–> Angola se livra do monopólio em telecomunicações

Em comunicado, a acionista reclamou sobre o “clima de conflito permanente” e de “politização sistemática dos administradores” no conselho da Unitel.

Ela afirmou que espera que o órgão seja “ocupado por pessoas dedicadas e com espírito de equipe, comprometidas com o trabalho rigoroso e produtivo, no interesse da empresa e dos seus colaboradores e clientes”.

Com informações de Jornal de Angola.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários