26/04/2024

Portabilidade de operadora passa a exigir confirmação por SMS

Anatel, divulgou que o processo de portabilidade de operadoras deve incluir confirmação por mensagem de texto.

O serviço de portabilidade de número de telefone teve novidades. A Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, anunciou a exigência de confirmação por SMS para o andamento do serviço. 

Celular portabilidade

A partir do dia 24 de abril, usuários de telefonia móvel que desejarem fazer portabilidade numérica no DDD 64 e em outros DDDs, serão submetidos a uma etapa adicional de confirmação, o que tornará o processo mais seguro. 

Como vai funcionar o processo de portabilidade agora 

Com a atualização, após solicitar a portabilidade, o cliente receberá uma mensagem informativa na tela do celular e um SMS para confirmar o pedido de mudança de operadora. 

A resposta ao SMS deve ser enviada em até 30 minutos para que a portabilidade seja confirmada. Se o cliente não responder no prazo, o processo será interrompido, sendo necessário entrar em contato com a operadora solicitada para solicitar o envio de um novo SMS para confirmação.

Desde 2008, a portabilidade numérica está disponível no Brasil e deve ser solicitada pelo próprio usuário. Após a solicitação da transferência para a nova operadora, o processo de efetivação leva no máximo três dias úteis, a menos que o usuário solicite adiamento. 

É importante destacar que o cliente pode desistir da portabilidade, mesmo que tenha respondido “SIM” ao SMS de confirmação. Para isso, basta entrar em contato com o Atendimento da operadora para a qual foi solicitada a portabilidade e solicitar o cancelamento do processo até um dia útil antes da data prevista para a migração.

Mais de dois milhões de clientes trocaram de operadora no primeiro semestre de 2023

Na quarta-feira, 19 de abril, a ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) divulgou que no primeiro trimestre de 2023, os usuários de serviços de telefonia fixa e móvel fizeram 2,16 milhões de pedidos de trocas de operadoras. 

Das solicitações, 427,11 mil (20%) foram para troca de operadora de linha fixa, enquanto 1,73 milhão (80%) foram para telefones móveis.

A portabilidade numérica, que permite a mudança de operadora sem alterar o número da linha, está disponível para consumidores no Brasil desde 2008, e já foram realizadas um total de 85,33 milhões de transferências.

Durante todo esse período, a maioria das migrações ocorreu com linhas móveis. De setembro de 2008 a 31 de março de 2023, as trocas de operadoras móveis somaram 63,96 milhões (75%), enquanto as transferências de linhas fixas representaram 21,37 milhões (25%) das migrações.

Veja como você pode solicitar a portabilidade de operadora 

Confira agora o passo a passo completo de como você pode solicitar a sua portabilidade, para poder trocar de operadora sem trocar de número de telefone:

  1. Escolha a operadora de telefonia para a qual deseja migrar.
  2. Entre em contato com a nova operadora e informe que deseja fazer a portabilidade numérica.
  3. Informe o nome completo à nova operadora de telefonia que receberá o pedido.
  4. Comprove a titularidade da linha telefônica que será portada apresentando um documento válido, como o RG ou CPF.
  5. No caso de pessoa jurídica, informe o número do registro no cadastro do Ministério da Fazenda.
  6. Informe o endereço completo do assinante do serviço.
  7. Informe o código de acesso, que é uma senha utilizada para autorizar a transferência da linha telefônica.
  8. Informe o nome da operadora da qual está saindo.
  9. Aguarde a confirmação da nova operadora de telefonia sobre a aceitação da solicitação de portabilidade.
  10. Após a confirmação, a nova operadora irá informar a data e o horário em que a portabilidade será realizada.
  11. No dia e horário agendados, a linha telefônica será transferida para a nova operadora e o serviço será ativado.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários