21/04/2024

WhatsApp pode ser banido em alguns países; entenda o que houve

Aplicativo de mensagens da Meta, o WhatsApp, está passando por dificuldades de segurança em alguns países.

O WhatsApp pode ser banido em algumas regiões, mais especificamente nos países que fazem parte do Reino Unido. O mensageiro da empresa Meta se recusa a comprometer a privacidade das mensagens criptografadas, o que pode resultar na proibição do aplicativo neste local. 

WhatsApp

Se a Lei de Segurança Online for aprovada, as redes sociais podem ser obrigadas a diminuir a proteção de mensagens por criptografia. 

Will Cathcart, o chefe do WhatsApp, declarou que preferiria que o aplicativo fosse removido da região se as autoridades solicitassem a redução da privacidade. Ele considera essa legislação preocupante. 

O Signal, um aplicativo concorrente do WhatsApp, afirmou que interromperia seus serviços nos países do Reino Unido se a lei exigir a remoção das criptografias em mensagens.

Chefe do WhatsApp diz pensar sobre a possibilidade de retirar o app do Reino Unido

O chefe do WhatsApp afirmou que é uma situação a ser avaliada, pois não é possível mudar as regras de segurança apenas em uma parte do mundo. Além disso destacou que a maior parte dos usuários do app estão fora do Reino Unido, segundo ele 98%. 

“É uma coisa notável para se pensar. Não há como mudar isso em apenas uma parte do mundo. Alguns países optaram por bloqueá-lo: essa é a realidade do envio de um produto seguro. Recentemente, fomos bloqueados no Irã, por exemplo. Mas nunca vimos uma democracia liberal fazer isso. A realidade é que nossos usuários em todo o mundo querem segurança. 98% dos nossos usuários estão fora do Reino Unido”. 

O representante do WhatsApp ainda acrescentou que quem usa o aplicativo fora do Reino Unido não quer que a segurança dele seja reduzida. Portanto, seria estranho ir contra a vontade da maioria.

“Eles não querem que reduzamos a segurança do produto e, simplesmente, seria uma escolha estranha para nós escolher reduzir a segurança do produto de uma forma que afetaria esses 98% dos usuários”.

O impasse com a segurança do app

O WhatsApp utiliza criptografia de ponta a ponta, o que impede que terceiros tenham acesso às mensagens enviadas, incluindo a própria rede social. Dessa forma, a quebra do sigilo das mensagens por decisões judiciais é impedida.

De acordo com informações divulgadas pelo jornal The Guardian, a lei de poderes de investigação de 2016 do governo do Reino Unido permite que criptografias sejam removidas mediante exigência. Até o momento, as autoridades britânicas não fizeram nenhum pedido nesse sentido ao WhatsApp.

O que pode acontecer nos próximos dias

Se o Projeto de Lei de Segurança Online for aprovado, o governo e o órgão regulador de comunicações do Reino Unido, Ofcom, poderão exigir que a rede social Meta implemente políticas de moderação de conteúdo. No entanto, isso pode não ser viável, uma vez que a plataforma usa criptografia de ponta a ponta.

O objetivo principal do projeto de lei é combater o terrorismo e o abuso sexual infantil online, e as autoridades pretendem monitorar conversas em redes sociais para evitar essas práticas criminosas.

Se o WhatsApp não obedecer às exigências do governo, poderá enfrentar multas que correspondem a até 4% do seu faturamento anual. Para evitar essas sanções, uma opção seria retirar o mensageiro do Reino Unido.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários