16/04/2024

Conectividade na Amazônia é tema de conversa da Anatel com a UIT

Delegação do Brasil no Mobile World Congress está em uma agenda de constantes reuniões inclusive com a UIT.

A participação do Brasil no Mobile World Congress ainda está gerando diversas movimentações para o setor de telecomunicações para o país. Na quarta-feira, 1, em Barcelona, Espanha, Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, e Doreen Bogdan-Martin, secretária-geral da União Internacional de Telecomunicações, a UIT tiveram uma reunião. 

Brasil no Mobile World Congress

O encontro serviu para discussão de diversos assuntos relacionados à cooperação e atuação da organização no país. Vale destacar que este foi a primeira reunião desde o início da gestão atual da UIT, que teve início no dia 1º de janeiro.

Na última segunda-feira, no dia 27, ocorreu uma reunião entre Baigorri e o vice-secretário-geral UIT, Tomas Lamanauskas. Durante o encontro, houve uma discussão acerca de um tema de extrema importância para as comunidades remotas, tais como as localizadas na Amazônia: a conectividade. 

Além disso, a conversa abrangeu o papel da indústria no que se refere ao combate à crise climática, bem como o fortalecimento da UIT enquanto organização das Nações Unidas.

As questões da conectividade na Amazônia tem sido um assunto recorrente entre as autoridades de telecomunicações do país, justamente por conta da dificuldade de acesso à região. Um dos grandes desafios da agência reguladora para os próximos anos é encontrar uma forma de vencer essa barreira e melhorar o serviço de internet e telefonia móvel por lá. 

A UIT é uma agência especializada das Nações Unidas responsável por lidar com assuntos relacionados às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Neste momento, o presidente da Anatel encontra-se em Barcelona participando do Mobile World Congress (MWC23) junto com outros representantes do país que formam a delegação Brasileira. 

Junto com Baigorri, nomes como Juscelino Filho, que é Ministro das Comunicações, e outros secretários do ministério e conselheiros da agência estão em Barcelona falando sobre telecomunicações e conectividade.

O MWC é considerado o principal evento global de conectividade móvel. Esse congresso é uma oportunidade para líderes do setor discutirem os mais recentes avanços em tecnologia móvel, bem como compartilharem conhecimentos e ideias para o futuro da indústria de telecomunicações.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários