19/04/2024

Caiado atualiza legislação e várias cidades de Goiás podem receber o sinal 5G

Estado de Goiás agora possui as orientações na legislação para poder prosseguir com a expansão do 5G no estado.

O estado de Goiás teve atualização na legislação de diversas regiões e novas cidades vão ser liberadas para receber o sinal 5G. O governador Ronaldo Caiado apresentou na terça-feira, 14, os documentos necessários para as modificações nas leis.

Goiânia, Goiás
Goiânia, Goiás.

A quinta geração de internet já está autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em 48 municípios além de Goiânia e Aparecida de Goiânia. De acordo com o governo, há também 32 cidades em processo de aprovação para operar essa tecnologia avançada.

Caiado garantiu que vai trabalhar junto as instituições responsáveis para viabilizar a expansão do 5G pelo estado de Goiás.

“As empresas têm disposição de investir, mas tem a legislação que os impede. A nossa lei estadual foi publicada e agora temos um modelo, uma orientação, de como deve ser a legislação, respeitando autonomia de cada município para que facilite e viabilize a implantação do 5G. Vamos trabalhar juntos”.

A política de implantação da tecnologia de conectividade móvel foi apresentada durante uma coletiva de imprensa no Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás, localizado no Setor Leste Universitário em Goiânia.

O evento contou com a presença do governador Caiado, do vice-governador Daniel Vilela, auxiliares do governo, especialistas do setor de telecomunicações e prefeitos de diversas cidades de Goiás.

A Lei Estadual número 21.774, sancionada em 4 de janeiro deste ano, foi responsável por instituir a mencionada política.

Caiado afirma que a legislação foi feita para ajudar na orientação das cidades goianas e agilizar os lcenciamentos em tudo que diz respeito a infraestrutura do 5G.

“De 150 cidades no ranking nacional dessa área de 5G, Goiânia é a 125ª. Depois vem Aparecida de Goiânia, Rio Verde. Ou seja, Goiás estar hoje nessa posição é algo que exige de nós muita responsabilidade a partir de agora. Não podemos brincar com isso”, disse o governador

Ele ainda disse que é importante levar a tecnologia 5G para a população, a nova geração precisa ter acesso a nova internet, tanto aqueles que são analfatos digitais, quanto os mais jovens que precisam ser estimulados a profissionalização nas áreas de tecnologia.

Cidades de Goiás que estão liberadas para usar o 5G

Goiânia
Aparecida de Goiânia
Alto Paraíso de Goiás
Cavalcante
Cocalzinho de Goiás
Corumbá de Goiás
Cristalina
Formosa
Goianésia
Inhumas
Luziânia
Nerópolis
Niquelândia
Nova Veneza
Novo Gama
Padre Bernardo
Pirenópolis
Planaltina
Santo Antônio do Descoberto
Terezópolis de Goiás
Valparaíso de Goiás
Abadia de Goiás
Abadiânia
Água Fria de Goiás
Águas Lindas de Goiás
Alexânia
Alvorada do Norte
Aragoiânia
Barro Alto
Bela Vista de Goiás
Bonfinópolis
Brazabrantes
Cabeceiras
Caldazinha
Caturaí
Cidade Ocidental
Flores de Goiás
Goianápolis
Goianira
Guapó
Hidrolândia
Mimoso de Goiás
Santa Bárbara de Goiás
Santo Antônio de Goiás
São João d’Aliança
Senador Canedo
Simolândia
Trindade
Vila Boa
Vila Propício

ViaG1
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários