06/07/2022

Curitiba recebe a 1ª luminária inteligente 5G do país

Tecnologia foi instalada ao lado da sede da prefeitura, no Centro Cívico, e foi testada hoje com a presença de diversas autoridades.

Nesta quarta-feira (22), a cidade de Curitiba recebeu uma luminária inteligente com antena 5G integrada. De acordo com a prefeitura, o município é o primeiro do Brasil a receber o dispositivo, que é considerado o primeiro com a tecnologia do país e faz parte do programa “Conecta 5G”, parceria da administração municipal com o Ministério das Comunicações e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Foto: André Zanfonatto/RPC

Além de integrar a antena 5G, o dispositivo também possui câmera de videomonitoramento, reconhecimento facial, sistema wi-fi, sensores de ruído e gestão de serviços nos semáforos.

O dispositivo foi testado hoje na Avenida Cândido de Abreu, esquina com Rua Lysimaco Ferreira da Costa, e as autoridades irão acompanhar simultaneamente na sede da prefeitura.

A luminária inteligente foi instalada ao lado da sede da prefeitura, no Centro Cívico. Conforme afirma a administração municipal, a quinta geração de internet móvel trará muitos benefícios para a população e para as empresas, especialmente pela sua capacidade de ser 100 vezes mais rápida do que o 4G, possibilitando uma comunicação sem atrasos e a implementação de novos serviços de cidades inteligentes.

A nova tecnologia possibilitará que seja implementada redes inteligentes até o fim do ano, além de testes de aplicações do 5G para melhoria da gestão urbana e impulsionar a economia local.

“O 5G é uma grande transformação para a sociedade. Escolheram o Paraná, mais especificamente Curitiba, a cidade da inovação, do pioneirismo em todas as áreas, em especial a tecnológica”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

“A inovação só é válida quando promove um processo social. Curitiba está entre as cidades mais inteligentes do mundo. Agora somos a primeira cidade brasileira a receber uma antena 5G integrada”, comemorou o prefeito Rafael Greca.

Fábio Faria, ministro das Comunicações, afirmou que os testes realizados em Curitiba podem antecipar o acesso ao 5G em outros municípios brasileiros, melhorando áreas como saúde pública. “O 5G vai mudar a indústria. Um médico pode montar um centro cirúrgico e operar uma pessoa no interior do Paraná, fazer uma cirurgia à distância”, ressaltou.

Carlos Manuel Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), também participou do evento de teste e declarou que “O fato de estarmos aqui hoje é resultado dessa perspectiva da chegada das novas tecnologias. Que as outras cidades se inspirem em Curitiba para trazer novas oportunidades”.

Participaram do evento o vice-governador Darci Piana; o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o ex-ministro das Comunicações, Hélio Costa; o presidente da Ligga, Wendell Oliveira; o gerente de Novos Negócios da ABDI, Tiago Faierstein; o CEO Brasil da Juganu, Bruno Gemus; o CEO Brasil da Nokia, Ailton Santos; o CTO da Nokia para a América Latina, Wilson Cardoso; o head de Vendas para Negócios Corporativos na Nokia Brasil, Fernando Hussni; o superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinicius Oliveira Caram; o vice-presidente de Relações Governamentais da Latam, Francisco Giacomini Soares; o diretor-geral do Parque Tecnológico São José dos Campos, Jeferson Cheriegate; e demais autoridades.

Cleane Lima
Cleane Lima
Jornalista, Comunicóloga, Repórter e Redatora há mais de 3 anos, com experiência na produção e revisão de conteúdo para internet. Adora escrever sobre qualquer assunto. "Palavras são, na minha humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia". Alvo Dumbledore.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
0
O que você acha? Comente!x