28/02/2024

Melhoria da internet no Brasil é dever do Governo Federal, diz Anatel

Quem falou sobre o assunto foi o presidente da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, visitou o grupo de transição do Governo Federal, e fez alerta sobre o prazo da concessão da telefonia. Para ele, há grandes desafios para a gestão do novo presidente eleito, Lula: concessão da telefonia fixa e ocupação dos postes. 

Pessoa usando internet no notebook

Baigorri diz entender que há 20 anos o setor de telecomunicações focou em levar rede para onde não havia sinal algum. E bem ou mal isso já foi solucionado em grande parte. O desafio agora é melhorar os serviços para todos consigam usar a internet. 

Baigorri diz que Governo Federal deve se responsabilizar pela melhor qualidade de conexão de internet no Brasil

Ele usou o argumento de que, segundo estudo feito pelo Instituto Locomotiva, pessoas das classes C,D e E ficam metade do mês sem internet. “Isso precisa ser corrigido”, afirmou. 

Porém, essa solução não vem da Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, mas sim do Poder Executivo, segundo Carlos Baigorri. 

O 5G poderia ter chegado a empresas menores

Ele disse também que se pudesse voltar no tempo, faria mudanças nas regras do leilão do 5G. Para o presidente da Anatel seria melhor que a licença nacional de 700 MHz, adquirida pela Winity, fossem licenças regionais. 

Para ele, essa forma de leilão poderia dar melhores condições para as operadoras regionais. Ampliando a capacidade de concorrência entre empresas menores e não concentrando a maior parte nas mãos das maiores operadoras. 

Ele se justificou, dizendo que na época, ninguém pediu ou pensou nesse assunto. Nega que a Iniciativa 5G (grupo de mais de 300 empresas regionais que tentou fatiar o leilão), tenha pedido por essa ideia que ele comentou agora. Ele afirmou que o grupo queria estar vinculado a faixa 700 MHz à de 3,5 GHz, mas para Anatel isso deixaria o leilão com um valor mais caro. 

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários