26/04/2024

Usa o banco pelo celular? Cuidado com seus dados

O mundo digital tem suas facilidades, mas muitos perigos. Você sabe como defender sua conta bancária digital em caso de furto ou roubo?

Hoje em dia até os bancos foram parar na palma das mãos. Com o crescimento das contas digitais, muitas pessoas resolvem a vida financeira por completo por meio do smartphone. Isso significa facilidade e rapidez no dia a dia, porém expõe o usuário. O que fazer para se proteger em casa de furto ou roubo, por exemplo? 

Celular sendo ligado

Esse modelo de celular conta com a possibilidade de uso de senha de bloqueio, além disso é possível também bloquear o próprio aplicativo, fora as senhas que o próprio banco exige por segurança e para reconhecer o correntista. 

Por isso, a dica mais simples e prática que há é usar senhas diferentes e habilitar todas. Assim, será mais difícil ter acesso às suas contas de banco. Ah! Valorize as senhas numéricas, pois biometria e identificação facial tem mais chances de falhar. 

Use a biometria como extra, não como segurança principal 

Ainda no âmbito das senhas, não deixe de usar a biometria, mas, sempre como a segunda opção, uma via útil em algum momento. Ela será uma forma de segurança, mas terá uma proteção mais forte antes. 

Não deixe seus dados salvos

Além da preocupação com a conta do banco em si, é importante que se atente a outros aplicativos vinculados. Por exemplo, de compras de comida, ou de roupas. Nunca deixe seus dados salvos. 

Embora seja uma facilitação para as compras, é uma facilitação também para bandidos, que podem acessar os aplicativos e fazer compras grandes, ao encontrar o celular e os aplicativos desbloqueados.

Use um e-mail extra para recuperação de conta 

Separe um e-mail para situações extremas, e que não seja o mesmo e-mail que está cadastrado no seu aparelho. Assim você pode acessá-lo por outro aparelho e fazer a recuperação da sua conta. 

Descubra seu IMEI para bloquear o aparelho celular 

O IMEI é o número de identidade de um smartphone. Com ele a operadora, após um boletim de ocorrências, pode bloquear o aparelho remotamente. 

Para identificar, basta abrir a parte de ligações e digitar *#06#. Anote o código e guarde-o em um lugar seguro para qualquer emergência.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários