05/04/2024

Globoplay fará transmissão da Copa do Mundo 2022 em 4K

Para outras operadoras de TV paga, até o momento, somente a Claro está negociando com a Globo para exibir o campeonato mundial em Ultra-HD.

Este ano acontece um dos maiores eventos do esporte mundial, a Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar. A Globo revelou que o SporTV irá disponibilizar o sinal 4K dos jogos do campeonato para todas as plataformas. Para os assinantes da TV por assinatura, a imagem sendo transmitida em 4K não terá custo extra para as operadoras.

Entretanto, a qualidade da imagem a ser repassada ou não para o público dependerá da infraestrutura e viabilidade técnica de cada uma delas. Por enquanto, a transmissão ao vivo em 4K só foi confirmada, para o serviço Globoplay + canais ao vivo. Ou seja, para ter acesso à transmissão 4K, o assinante terá que desenvolver R$ 42,90 por mês.

Em outras operadoras de TV por assinatura, a Globo ainda está em negociação. De acordo com o Notícias da TV, a Claro, operadora que tem a tradição de exibir o Mundial em 4K, afirmou que está em contato com a emissora para transmitir a Copa do Mundo 2022 em Ultra-HD, mas ainda não chegou a um acordo.

Os usuários que estão interessados em realizar assinatura para acompanhar a transmissão em ultra-HD devem pensar na velocidade de internet, pois a velocidade mínima recomendada para rodas transmissões em 4K é de 30 Mbps.

Se as duas empresas fecharem negócios, os assinantes da TV por assinatura da Claro devem ter uma TV e um codificador compatíveis com resolução 4K. Para os novos assinantes, será necessário consultar a disponibilidade do pacote da operadora na cidade onde moram. Atualmente, o custo é de R$ 129,90 por mês.

Nas transmissões pela Globo, ainda há uma limitação tecnológica, uma vez que a TV digital atual suporta apenas a resolução Full-HD, sendo que a previsão para o 4K chegar nos canais abertos é para 2024, com a aprovação de novas tecnologias em estudo.

Vale a pena assistir em 4K?

As imagens Ultra-HD oferecem resolução quatro vezes superior em relação às transmissão em Full-HD. Quando são exibidas em televisores 4K, essas imagens ganham maior detalhamento, profundidade e nitidez, trazendo um aspecto mais real em uma partida de futebol, mas há um problema.

Na transmissão 4K, o sinal chega com um pequeno atraso em comparação às transmissão em alta definição. O que pode ser muito ruim para partidas de futebol, uma vez que dois ou três segundos podem acabar com o suspense de gol, por exemplo. Ou seja, antes do gol chegar até a transmissão 4K de um usuário, ele já poderá estar sendo comemorado pelo vizinho que está assistindo pela transmissão Full-HD.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários