Santander lança IA para ajudar clientes a controlar gastos

Santander inaugura "nova era" do relacionamento digital e oferece serviço 100% gratuito sobre uso consciente do dinheiro.

O Santander lançou nesta quarta-feira (13), uma nova solução digital que busca estreitar o relacionamento do banco com seus clientes através da chegada de uma novidade gratuita que visa orientar os correntistas do banco sobre as melhores maneiras para uso consciente do dinheiro, isto é, ser sobrecarregar o orçamento mensal com dívidas ou compras.

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Segundo informações, a instituição bancária é a primeira do Brasil a disponibilizar para seus mais de 14 milhões de clientes pessoa física (PF) uma ferramenta que utiliza inteligência artificial (IA) para avaliar os hábitos de consumo utilizando detalhes do extrato e, com isso, sugerir dicas que podem contribuir para uma melhor vida financeira.

Antes de ter sido liberada para todos, a função foi testada com um pequeno grupo de correntistas do Santander. Com a avaliação da IA, o banco pode se antecipar às necessidades dos clientes proporcionando suporte personalizado.

Entre as dicas exibidas pela IA estão os gastos com serviços de streaming, produto que devora a renda mensal de muitas pessoas, mas que por estar em pagamento recorrente pode passar despercebido até a data de renovação.

Embora a IA esteja limitada neste primeiro momento, conforme a integração com o Open Banking for avançando os dados considerados devem ser mais apurados. Para usar, basta que o correntista acesso sua conta no aplicativo do banco, disponível tanto para Android quanto iOS.

Controle de gastos

Embora a ferramenta do Santander se destaque por usar IA, outros bancos rivais também oferecem aos usuários funções semelhantes que permitem ajustar o orçamento de acordo com metas e objetivos de aquisições.

Na semana passada, o Nubank anunciou para a comunidade a chegada da função “caixinha’, seção em que é possível guardar dinheiro na modalidade RDB com rendimento equivalente a 100% do CDI e proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Em síntese, essa novidade funciona de modo semelhante à poupança tradicional, mas disponível em um banco digital. Segundo a empresa, com o recurso os clientes podem guardar dinheiro para compras ou viagens e vê-lo render até a data de saque.

Lucas Ribeiro
Lucas Ribeiro
Jornalista há quatro anos, trabalho com revisão de textos e elaboração de pautas sobre telefonia móvel/telecomunicações no geral. Como lema, compartilho a ideia de Álvaro Borba, que diz: “Não importa o que eu acho, importa o que eu sei, e o que sei são os fatos”.
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