21/04/2024

MCom e Anatel pedirão à Apple suporte para iPhone usar 5G SA no Brasil

Carlos Baigorri e Fábio Faria farão viagem para sede da fabricante nos Estados Unidos para pedir atualização dos aparelhos; entenda.

Na próxima terça-feira (02.08), o ministro das Comunicações, Fábio Faria, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri, farão uma viagem para os Estados Unidos, onde irão visitar a sede da Apple. O objetivo da viagem é realizar um ‘pedido’ para a fabricante atualizar os iPhones para que sejam compatíveis com o 5G na versão SA na faixa de 3,5 GHz no Brasil.

“Vamos pedir à Apple para agilizar essas atualizações. A nossa ideia é que [seja] até o final de setembro em conjunto com o prazo limite para que todas [as capitais] estejam funcionando”, Fábio Faria à jornalista, nesta quarta-feira, 27.

Isso porque o Ministério das Comunicações (MCOM) e a Anatel consideram necessário o aumento de oferta de smartphones que seja compatível com a versão ‘puro’ do 5G. Faria disse que irá pedir à fabricante esse update nos seus aparelhos.

“Para ter o 5G SA, é preciso baixar a atualização e tem que ser operadora por operadora. E elas [as teles] já estão conversando”, declarou.

O ministro espera que essas atualização de firmware para os smartphones da Apple estejam disponíveis até o final de setembro, prazo determinado pela Anatel para que o 5G esteja operando em todas as capitais do Brasil. Com a prorrogação do prazo, as operadoras vencedoras do leilão têm até o dia 29 de setembro para iniciar a operação nas capitais, assim que o processo de limpeza da faixa de 3,5 GHz for finalizado.

Durante a coletiva de imprensa, tanto a Anatel quanto o MCom esclareceram alguns pontos em relação a ativação do sinal do 5G nas capitais, como Brasília que já conta com a tecnologia, e Porto Alegre, João Pessoa e Brasília que terão a rede ativada a partir desta sexta-feira (29).

A liberação da faixa de 3,5 GHz significa que as operadoras estarão aptas para implantar o 5G, mas elas não são obrigadas a lançar comercialmente, uma vez que o prazo é até final de setembro. Ou seja, está sendo escolha da operadora implementar a tecnologia.

“Com o que já foi implantado, estamos chegando quase a 50% de cobertura, o que mostra o ímpeto das operadoras”, destacou Carlos Baigorri, na ocasião.

Smartphones 5G precisam de atualização?

Já é possível encontrar vários aparelhos que suportam a tecnologia, sendo que hoje já são 71 modelos homologados pela Anatel. No entanto, apenas modelos topo de linha tem compatibilidade com o 5G SA. É o caso dos iPhones citados por Faria, das linhas S22, S21, Z Flip e Fold da Samsung, além de flagships da Motorola.

Embora já tenham o hardware necessário, alguns aparelhos precisam de atualização de software para habilitar o 5G. É o caso dos iPhones, que já são compatíveis com o padrão no exterior. No Android, a atualização pode ativar o suporte a rede de algumas operadoras, mas não de outras.

Faria diz que smartphones com o sistema Android também deverão estar aptos ao padrão do Release 16. “Na Samsung, a maioria dos aparelhos [compatíveis com 5G] já funciona [com o standalone], e em outros pode ser necessário colocar um novo chip”.

Além disso, a depender da operadora, será necessário a contratação de planos específicos, como é o caso da TIM, que será necessário ativar um pacote extra de internet, que custa R$ 20 mensais, com gratuidade de um ano. O chip é o mesmo do 4G e do 5G Non-Standalone.

No caso da Claro, apenas um plano pós de R$ 149,99 terá suporte ao Standalone, e também é necessário trocar de chip. Já na Vivo ainda não há informações sobre plano específico, mas será necessário a troca do SIM do aparelho.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários