24/04/2024

Ericsson e Telefónica fazem testes de cloud RAN com 5G e 26 GHz

Experimentos foram realizados no centro de inovação do Grupo Telefónica na Alemanha e alcançaram uma velocidade de mais de 4 Gbps.

Ao realizar testes que foram considerados bem-sucedidos de cloud RAN 5G na Europa, a Ericsson e a 02 Telefónica, subsidiária da multinacional espanhola na Alemanha, conseguiram alcançar uma velocidade de mais de 4 Gbps, um marco significativo no desenvolvimento da tecnologia de cloud RAN. O experimento foi feito por meio de uma rede 5G e utilizou milimétricas (mmWave) na faixa de 26 GHz.

Foto: Rocka Studio

Intitulada de “data shower” (banho de dados, na tradução livre), a prova conceito (PoC) pode ser aplicada em vários segmentos, como produção de veículo com o fornecimento de atualizações de software em tempo curto. Além disso, pode ajudar na digitalização dos processos de manutenção no chão de fábrica, uma vez que possui um rápido processamento de dados.

Por meio da solução (cloud RAN 5G), é possível que determinados componentes e funcionalidade de redes de acesso via rádio (RAN) sejam virtualizados executados como software.

Em nota, Mallik Rao, diretor de Tecnologia e Informação da Telefónica O2, disse que
“Com a introdução de uma arquitetura padronizada baseada em nuvem, podemos responder rapidamente às necessidades dos clientes, introduzir novos produtos e serviços de forma ainda mais flexível e dimensionar melhor nossa rede”.

No caso do 5G mmWave, ele é um importante fator também na digitalização e na Indústria 4,0, pois traz vários benefícios em muitas áreas que necessitam de tráfego intenso, como pontos de acesso em ambientes internos e externos.

A Ericsson celebrou a realização do primeiro teste bem-sucedido. “A parceria entre Ericsson e O2 Telefónica demonstra nosso compromisso em alcançar avanços significativos em nosso caminho para construir as redes do futuro”, afirmou Daniel Leimbach, chefe da Unidade de Clientes da Europa Ocidental da da fabricante sueca.

Os testes foram realizados no centro de inovação do Grupo Telefónica na Alemanha: Wayra Innovation Lab. No geral, a velocidade registrada foi muito mais rápida do que as oferecidas pelo 5G atualmente, considerando que faixa usada de 25 GHz possui uma largura de banda de 800 Mh, impulsionando o fluxo de grandes dados.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários