Empresas querem utilizar drones para oferecer conectividade 5G

Ideia é lançar uma frota de pequenas aeronaves na estratosfera para oferecer cobertura móvel para áreas extensas.

Duas empresas do Reino Unido anunciaram seus planos de lançar uma frota de drones para oferecer conexão 5G para grandes áreas, principalmente em áreas rurais.

O projeto é apoiado pela operadora Deutsche Telekom. A ideia é colocar no ar dezenas de drones com autonomia de voo de 9 dias, numa altitude de 20 km.


Cada drone teria o tamanho de três metros quadrados e pesaria 120 kg. O sinal móvel seria transmitido para o solo por meio de antenas que utilizam energia de células de hidrogênio.

De acordo com as empresas, seriam necessários 60 drones para cobrir todo o Reino Unido com a conexão 5G, oferecendo velocidades superiores a 100 Gbps.

As empresas Cambridge Consultants e a Stratospheric Platforms Limited afirmam que a frota de drones teria apenas uma fração do custo de construção e manutenção da infraestrutura terrestre tradicional, além de impacto ambiental mínimo.

VIU ISSO?

–> NASA é contrária ao lançamento de megaconstelação de satélites 5G

–> Constelação de satélites da Amazon é aprovada nos EUA

–> SpaceX revela preço da internet via satélite da Starlink

Um teste bem sucedido foi realizado em setembro passado, utilizando um avião voando abaixo de 20 km de altitude. Porém, o drone ainda está no papel, sendo desenvolvido.

A primeira rede comercial está prevista para começar a operar na Alemanha, em 2024.

É válido lembrar que o Google também tem feito testes semelhantes, mas utilizando balões.

Com informações de Cambridge Consultant.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários