InícioTelefonia CelularOperadoras vão aumentar velocidade de internet pelo Coronavírus

Operadoras vão aumentar velocidade de internet pelo Coronavírus

Anatel determinou oito medidas que as empresas devem adotar com serviços de telecomunicações.

Ilustração - Smartphone
Imagem: reestocks (Unsplash)

Todas as operadoras terão que aumentar a velocidade da banda larga fixa dos clientes. A medida é em função da pandemia do coronavírus, que se alastra com rapidez pelo país.

Nos próximos dias, será recomendado fortemente que as empresas pratiquem o trabalho remoto e as pessoas fiquem reclusas em suas casas, até que o surto seja contido.


Outras diretrizes também foram aplicadas pela Agência, que ordenou acesso gratuito ao aplicativo informativo do SUS (Coronavírus SUS – Android e iOS) e até mesmo a liberação de redes Wi-Fi em locais públicos para não assinantes.

Todas também deverão promover campanhas de conscientização para que as pessoas possam se prevenir do Covid-19. Em especial os vídeos produzidos pelo Ministério da Saúde.

VIU ISSO?

–> Oi TV abre sinal de canais para todos por causa do novo coronavírus

–> Claro abre sinal de vários canais da TV por assinatura

–> Depois de Oi TV e Claro, SKY anuncia sinal aberto de 75 canais

Uma outra determinação é que as empresas mantenham a estabilidade técnica do sistema e flexibilizem os prazos em caso de pagamento das faturas, em áreas com restrição de deslocamento.

Ou seja, todas são orientadas a terem uma maior tolerância com os inadimplentes.

Nas duas últimas recomendações, as operadoras devem priorizar solicitação de reparos técnicos para estabelecimentos de saúde e serviços de urgência, que não podem deixar de funcionar, assim como divulgar práticas de higiene e restrição de aglomerações no atendimento pessoal ao público externo e ambientes de call center.

O ofício assinado por Emmanoel Campelo, presidente interno da Anatel, foi enviado ontem para as empresas.

A Claro já anunciou a adoção das medidas. Empresas como a Oi e SKY liberaram também vários canais da TV por assinatura, para que os clientes tenham mais informação e entretenimento.

Com informações de O Globo

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

3 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários