20/04/2024

Empresas fazem parceria para realizar testes e experimentos com 6G

Próxima geração de conectividade móvel está prevista para ser lançada comercialmente em 2030; saiba detalhes.

Embora o 5G ainda não tenha se estabilizado totalmente ao redor do mundo, as empresas já estão pensando no futuro e na próxima geração de conectividade móvel. A companhia japonesa de telecom NTT e sua filial NTT Docomo anunciaram que fizeram parcerias com a Nokia, NEC e Fujitsu para a realização de testes e experimentos em torno da rede 6G, com expectativa de ser lançada comercialmente daqui a 8 anos.

Entre os focos iniciais do acordo com as empresas estão estudos sobre espectro para o novo padrão de rede, incluindo ondas milimétricas entre 6-24 GHz e sub-terahertz entre 90-300 GHz. Além de estudos para interfaces 6G movidas por inteligência artificial, ambas ao lado da Nokia.

Em relação as empresa também japonesas NEC e Fujitsu, os experimentos devem envolver a tecnologia MIMO (do inglês massive multiple-input multiple-output), além de estudos sobre multiplexação de momento angular orbital, ou OAM, sendo que nesse caso via apenas para o lado da NEC.

Os testes indoor devem começar no ano fiscal que termina em março de 2023, enquanto que os outdoor, no ano fiscal seguinte. Os resultados devem ser relatados em grupos globais de pesquisa, conferências internacionais e atividades de padronização referente a sexta geração de internet móvel. Os trabalhos sobre a rede também serão realizados na Alemanha, e não somente no Japão.

O vice-presidente executivo e CTO da Docomo, Naoki Tani, afirma que os estudos voltados para a nova geração de conectividade estão avançando mais rápido do que os relacionados ao 5G.

“Os estudos 6G estão avançando dois ou três anos mais rápidos que os do 5G. Desde esta fase inicial, queremos colaborar com fornecedores globais líderes para demonstrar pró ativamente conceitos e tecnologias inovadores e promovê-los ao mundo”, apontou.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários