19/04/2024

Há 242 milhões de smartphones em uso no Brasil, segundo pesquisa da FGVcia

Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta que no país há 447 milhões de dispositivos digitais, como computadores, celulares e notebooks.

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (26), pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGVcia), o Brasil possui 447 milhões de dispositivos digitais, como computadores, tablets, smartphones e notebooks. Ou seja, mais de dois dispositivos digitais por habitante.

O estudo que se debruça sobre o mercado de Tecnologia de Informação (TI) e uso nas empresas, revelou que são vendidos três aparelhos celulares por TV no país. Este ano, o Brasil ultrapassou a marca de 216 milhões de computadores, desktop, notebook e tablet. Ou seja, representa um computador por habitante. Houve um aumento de 27% nas vendas desses produtos com 14 milhões de unidades. É estimado que em 2022, ocorra um crescimento próximo dos 10%.

Já os smartphones, são estimados que há 242 milhões de unidades em uso, representando mais de um aparelho por habitante.

Segundo o professor Fernando Meirelles, coordenador da pesquisa, o custo anual de TI por usuário alcançou R$ 50 mil, cujo valor se refere aos gastos e investimento na área de Tecnologia de Informação das empresas pesquisadas dividido pelo número de usuários da empresa.

8,7% das receitas dessas companhias são representadas pelo gasto e investimento com TI, sendo que os principais projetos são Inteligência Analítica (Analytics), combinada com Inteligência Artificial, e implementação e integração do “novo” ERP.

Essa é a 33ª pesquisa da FGVcia que divulga anualmente um levantamento amplo do mercado de Tecnologia de Informação, com resultados do uso de TI no meio corporativo, sendo que nesta edição foram entrevistadas mais de 10 mil companhias.

Os resultados são considerados provas do processo de transformações digitais que está correndo tanto na sociedade como nas empresas. A FGVcia é um centro de referência na área, trazendo em suas possuídas números inéditos, retratando o cenário atual e as tendências desse segmento.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários