25/05/2024

Claro volta a ser multada pelo Procon-AM por apagão em Manaus

Operadora recebeu nova autuação do Instituto de Defesa do Consumidor após não dar resposta satisfatória às notificações do órgão.

Nos dias 12 e 15 de fevereiro deste ano, os moradores de Manaus enfrentam grandes problemas com a telefonia móvel da Claro, devido a um apagão que afetou a população e causou prejuízo para aqueles que dependiam do serviço. Até o momento, a operadora tinha sido multada apenas pelo ocorrido no dia 15, onde recebeu uma autuação no valor de R$ 3,6 milhões.

Dessa vez, a operadora foi multada novamente pelo Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) pelo apagão ocorrido no dia 12. A multa foi de mesmo valor. Além disso, na época da primeira multa, a empresa foi notificada pelo órgão pró-consumidor pelos problemas apresentados nos serviços no dia 11 de maio deste ano.

Assim como a primeira autuação, a Claro precisa apresentar ao Procon-AM a quantidade de usuários que foram afetados pelo apagão, além de informar como será realizado o abatimento no valor correspondente às faturas dos clientes que estão para vencer. Em relação a multa, a operadora tem um prazo de 10 dias para apresentar recurso.

De acordo com o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, as multas são resultados de respostas insatisfatórias dadas pela operadora, após ser notificada.

“Esses apagões de internet afetaram toda a população e causaram prejuízos, porque as pessoas precisam deste serviço para trabalhar, estudar, os estabelecimentos também amargaram prejuízos. Nas duas ocasiões, notificamos a empresa e não recebemos respostas satisfatórias, e isso resultou nas multas”, explica.

Vale ressaltar que na primeira notícia que Minha Operadora deu sobre a multa aplicada pelo órgão, a Claro respondeu que “tinha sido notificada e estava apurando os termos da multa aplicada pelo Procon AM”.

Recorrências de casos

Os problemas encontrados com recorrência pelos moradores de Manaus também têm sido enfrentados por usuários de outras regiões, uma vez que com frequência, clientes da operadora tem reclamado da falta de sinal e dificuldade de acesso a internet móvel, além de não conseguirem realizar ligações.

No início de maio, consumidores reclamaram em suas redes sociais que estão com dificuldade de acessar os serviços da Claro, sendo registrado no dia mais de 500 notificações, segundo o site de monitoramento Downdetector.

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