26/04/2024

Gape aprova primeira parte do projeto de conectividade nas escolas públicas

Projeto de conectividade nas escolas públicas teve liberação para licitação nos meses passados e agora avança mais um passo.

O Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas, Gape, aprovou na última terça-feira, 04, o começo do projeto-piloto que vai ser feito pela Entidade Administradora da Conectividade das Escolas, Eace. O plano é para conectar 177 escolas públicas e a notícia foi dada nesta quinta-feira, 06, pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel. 

Sala com computador

Essa proposta deve ser encaminhada para deliberação do Conselho Diretor da Anatel. As 177 escolas fazem parte da primeira etapa do projeto e estão distribuídas em dez estados do Brasil, em cinco regiões. 

As premissas aprovadas antecipam as especificações dos equipamentos que vão estar disponíveis para as escolas não inviabilizarem a participação de concorrentes e possa ser fornecido um notebook a mais para a direção das instituições. 

Kits de conectividade para escolas públicas

Os kits dos professores e alunos serão compostos por: um notebook, um cloudbooks e um projetor. Esse kit vai variar de tamanho de acordo com o tamanho das turmas. 

Não foi especificado que alunos do ensino infantil precisem de equipamentos individuais, mas esse grupo não deixará de participar do projeto, nas suas aulas terão um notebook e um projetor por sala. 

Na mesma ocasião, o Eace avisou a conclusão, em 30 de setembro, das visitas às cidades que serão atendidas no projeto-piloto. Essa checagem começou em 18 de agosto e todas as instituições listadas pelo Gape foram visitadas. 

Eram 181 escolas básicas a serem visitadas, porém quatro estão desativadas (uma em Berilo/MG, duas em Cavalcante/GO e uma em Santa Luzia do Itanhy/SE), tornando-se o total de 177 instituições. 

Dados sobre as escolas públicas do projeto

Segundo a Eace, 138.803 escolas brasileiras, 12.082 não têm internet e estão distribuídas em 1.583 municípios. Desse total de estabelecimentos de ensino, 7.275 estão na região Norte, 3.528 no Nordeste, 1.094 no Sudeste, 138 no Sul e 47 no Centro-Oeste. 

E a Anatel levantou que de 12.082 escolas que não tem internet, 3.421 não tem energia elétrica, isso representa 28,3% do total. O projeto visa não só levar internet, mas também prover condições necessárias para que conectividade seja instalada e utilizada. 

Maiores detalhes sobre o Gape e o projeto de conectividade nas escolas podem ser encontrados no site da Anatel.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários