16/04/2024

Instagram é bloqueado na Rússia nesta segunda-feira

Usuários não conseguem atualizar o aplicativo.

Nesta segunda-feira (14), o Instagram, da empresa Meta, parou de funcionar na Rússia. Jornalistas da agência de notícias France Presse disseram que desde a manhã de hoje, já não era possível atualizar o aplicativo, nem acessar a página sem uma rede privada virtual (VPN).

Foto: Reprodução Internet

Assim como o Facebook e o Twitter, o Instagram está agora na lista de sites com “acesso restrito” publicada pela agência reguladora de Telecomunicações do país. Veículos de comunicação críticos ao governo russo também não podem mais ser acessador.

A Rússia anunciou a decisão de restringir o acesso ao Instagram na última sexta-feira (11), como resposta à mudança de política para discurso de ódio da Meta, controladora do Instagram e também das plataformas Facebook e WhatsApp.

Com a decisão, alguns Russos acusaram a Meta de ser “extremista” e veicular mensagens que pediam o assassinato de russos. Nesta segunda, a empresa mudou essa posição, vetando postagens que defendam a morte de chefes de Estado, nas páginas da Ucrânia.

LEIA TAMBÉM:

–> Rússia bloqueia o acesso ao Facebook e ao Twitter no país

–> Facebook e Instagram limitam alcance das contas estatais da Rússia

–> Após sanções, Apple Pay e Google Pay param de funcionar na Rússia

As restrições algorítmicas aos meios de economizada poderes da Rússia segue sendo feita também em outras redes. Uma medida semelhante do Twitter também foi anunciada na segunda-feira (28/02). E segue os pedidos de funcionários da União Europeia para que as plataformas de tecnologia façam mais para impedir que essas lojas sejam recomendadas aos usuários.

Assim como está sendo feito no Twitter, o Meta já identifica e rotula as contas que são operadas pela mídia estatal russa. As etapas adicionais anunciadas na terça-feira envolvem a rotulagem dos links e a classificação dos links e das próprias contas dos meios de comunicação russos.

Nos próximos dias, os usuários que tentarem compartilhar links para sites relacionados a mídia estatal da Rússia receberão avisos intersticiais no Facebook e no Instagram, conforme afirma Nathaniel Gleicher, chefe de política de segurança da Meta.

No Facebook também foi ativada a ferramenta de bloqueio de perfil automaticamente para moradores da Rússia e da Ucrânia, no intuito de fortalecer as configurações de privacidade, ocultar listas de amigos e impedir que fotos sejam baixadas. Além disso, introduziu chats criptografados de ponta a ponta no Instagram para todos os adultos nos países envolvidos na guerra.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários