25/03/2024

Cerca de 400 metros de cabos são furtados da rede da Claro em São Carlos

Operadora registrou seis ocorrências de furto de cabos que afetaram o fornecimento dos serviços em bairros da cidade.

Nesta quinta-feira (3), a Claro, junto a Polícia Civil, registrou seis ocorrências de furtos a fiação que aconteceram entre janeiro e fevereiro deste ano. De acordo com a operadora, esses atos de vandalismo provocam prejuízos na prestação de serviços de telefonia móvel e na transmissão de dados para os clientes. A ação criminosa foi percebida depois que houve a perda de sinal de telefonia e internet em torres em São Carlos (SP).

No furtos foram levados aproximadamente 400 metros de fiação, entre cabos metálicos de cobre e de fibra óptica, sendo que, de acordo com os boletins de ocorrências, as ações aconteceram entre as 19h e 7h, período em que há menos pessoas circulando nas vias. O cobre tem se valorizado no mercado de sucata, o que tem atraído as atenções de criminosos.

As localidades afetadas com a perda do sinal do serviço da Claro foram Centro, Vila Celina, João de Guzzi e Chácara Bataglia. Uma torre localizada na rua Marechal Deodoro, na Vila Faria, foi invadida duas vezes, uma no dia 2 de janeiro e outra em 20 de fevereiro.

Ao ser procurada para falar sobre o assunto, a Claro foi representada pela Conexis, associação que representa as empresas de telecomunicações, afirmou em nota que no primeiro semestre de 2021 foram furtados 2,3 milhões de metros de cabos de telecom.

“Essa quantidade seria suficiente para cobrir a distância entre as cidades do Rio de Janeiro e Buenos Aires, na Argentina. O volume foi 14,5% maior que o registrado no primeiro semestre de 2020, quando foram furtados 2 milhões de metros de cabos”.

LEIA TAMBÉM:

–> Claro é condenada a indenizar cliente que teve dados usados por criminosos

–> TIM, Vivo e Claro tomam medidas em apoio à Petrópolis

–> Claro leva 5G e conteúdo interativo com túnel imersivo para o Rio Open

Roubo e Furto de cabos: dados de 2020

Em todo o ano de 2020 foram roubados ou furtados 4,6 milhões de cabos, um aumento de 16% em relação ao ano anterior. De acordo com a associação, ano passado, 6,679 milhões de clientes da operadora em todo o Brasil tiveram seus serviços interrompidos por causa de tais ações. O número representa quase duas vezes a população do Uruguai.

“O setor de telecomunicações defende uma ação coordenada de segurança pública envolvendo o Judiciário, o Legislativo e o Executivo, tanto o federal, quanto os estaduais, e a aprovação de projetos de lei que aumentem as penas desses crimes e ajudem a combater essas ações criminosas”, encerra a nota.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, as força de segurança realizam, em parceria com órgãos municipais e concessionárias de serviços públicos, “ações específicas para combater o roubo, furto e a receptação de fios e cabos elétricos”.

“Além das ações regulares de patrulhamento, as polícias reforçam a fiscalização em estabelecimentos que comercializam esse tipo de material, tendo apreendido ao longo dos últimos três anos mais de 50 toneladas de fios de cobre e prendido 67 criminosos envolvidos com essa prática no Estado”.

A SSSP finalizou afirmando que “em relação aos casos citados, os registros foram encaminhados ao 1º DP de São Carlos e as diligências estão em andamento para identificar e prender os autores do crime“.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários