21/03/2024

Apple economizou R$ 28 bilhões com retirada de carregadores do iPhone

Embora a medida não tenha sido benéfica para os consumidores, a empresa conseguiu obter economia com a decisão.

Há cerca de dois anos mais ou menos, a Apple anunciou que deixaria de incluir carregadores e fones de ouvido na caixa junto com seus smartphones, alegando que estaria tentando criar um menor desperdício, assim como uma medida mais amigável para o meio ambiente.

Na época e até hoje essa atitude repercute no consumidor, que não foi nada beneficiado, mas para a empresa foi bastante útil. De acordo com informações reportadas pelo DailyMail, a Apple economizou R$ 28 bilhões com a retirada dos carregadores da caixa.

A empresa teve tal economia, pois apesar de não ter carregador e EarPods, os valores dos iPhones se mantiveram iguais, sendo que a companhia cobra $19 extra por cada acessório. Ainda de acordo com o site, “especialistas acreditam que a Apple, cujos novos iPhones podem ultrapassar os $ 1000, pode economizar cerca de 27$ em cada telefone. A análise leva em consideração que, embora os adaptadores e fones de ouvido sejam vendidos por $ 19, eles são muito mais baratos de produzir.

Embora tenha adotado tal medida, as vendas da empresas continuaram as mesmas, pois desde o anúncio da retirada dos carregadores e EarPods, no lançamento da linha iPhone 12 em 2020, estima–se que a Apple vendeu 190 milhões de dispositivos por todo o mundo.

Além disso, de acordo com analistas ouvidos pelo site, é estimado que a empresa norte-americana ainda possa ter lucrado £ 225 milhões com as vendas de novos carregadores, estimuladas pela ausência do acessório nas caixas dos aparelhos celulares Maçã.

Assim como ocorreu na época, até hoje a Apple, assim como a Samsung, que também tinha decidido seguir a mesma medida, têm sido notificadas por órgãos de defesa do consumidor por não fornecer o acessório.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários