05/04/2024

Samsung oferece carregador gratuito sem limite de tempo

Empresa foi elogiada pelo Procon-SP por disponibilizar gratuitamente o dispositivo com seus aparelhos; entenda como funciona.

A Samsung mudou a sua postura quanto a disponibilidade de carregadores em seus aparelhos. A empresa tornou permanente o envio gratuito do dispositivo para os consumidores que comprarem os smartphones mais recentes, como o recém-lançado Galaxy S22. Não há um final para a ação.

Ou seja, a qualquer momento o consumidor que comprar um dos smartphones elegíveis, poderá solicitar o acessório gratuitamente à fabricante, mesmo que o aparelho já esteja no mercado há anos. São cobertos os aparelhos da Samsung que não vêm com carregadores na caixa, o que inclui as famílias S21 (incluindo o S21 FE), S22 e os dobráveis Z Fold3 e Z Flip3

Há cerca de dois anos, a empresa sul-coreana seguiu os passos da Apple e retirou o carregador da caixa de seus celulares. No entanto, houve muitas reclamações, em especial ao alvo valor cobrado por aparelhos como o Galaxy S21. A presença no item na caixa foi defendida tanto por clientes quanto por órgãos de defesa do consumidor.

A decisão foi tomada na Coreia do Sul e abrangeu todo o mundo. No Brasil especificamente, a Samsung decidiu oferecer o carregador de graça, sendo necessário apenas que o cliente se cadastrassem e enviasse uma cópia da nota fiscal. No entanto, tinha uma data limite para cada uma das ações temporárias. Por exemplo, houve o prazo para até 31 de janeiro, o resgate do carregador para os donos do S21.

Com a nova postura da Samsung, a validade passa a ser “até a vida final do produto”. Por exemplo, com o programa permanente, quem comprar o Galaxy S22 de 2022, será coberto pelo benefício até 2024.

LEIA TAMBÉM:

–> Rumores apontam os possíveis preços da linha Samsung Galaxy S22

–> Sem carregador? Apple e Samsung são multadas pelo Procon Fortaleza

–> TIM oferece desconto de R$ 2.500 no Samsung Galaxy S21 FE 5G

Posição do Procon de São Paulo

A decisão da Samsung arrancou elogios do órgão pró-consumidor. Segundo o portal TechTudo, Fernando Capez, diretor-geral do Procon de São Paulo, disse que “A Samsung está agindo de modo correto. A decisão mostra que a legislação consumerista do Brasil é muito forte”. Para ele, a empresa foi além do esperado ao atender também outros consumidores que não seriam beneficiados com a regra anterior.

O novo regulamento do programa “Samsung para Você” estabelece que os clientes têm 30 dias após a compra do telefone para solicitar o carregador. Já o período para entrega do item aos clientes elegíveis é de mais 30 dias. O cumprimento da nova regra será fiscalizado pelo Procon-SP.

Com essa ação da Samsung, a Apple acaba se tornando a nova vilão do caso, pois é a única fabricante de smartphones que não fornece adaptador de tomada na caixa do iPhone 13, entre outros modelos. Além de ter recebido diversas multas por causa disso, a Maçã está na mira do Ministério da Justiça.

“A Apple é a vilã da história. Nós continuamos a censurar a postura da companhia”, afirma Capez.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários