25/03/2024

TIM leva 4G para cinco cidades e doze localidades na Bahia

Iniciativa da operadora faz parte do planejamento de cobrir 100% dos municípios baianos com a quarta geração de conectividade móvel em 2022.

A TIM avança em seu planejamento de levar cobertura de telefonia celular em 100% dos municípios baianos com 4G em 2022. Com o projeto Sky Coverage, a operadora acaba de contemplar cinco cidades e 12 localidades da Bahia com a quarta geração de internet móvel.

A cidades contempladas com o 4G da TIM foram Anuri, Aporá, Araci, Baixa Grande e Baraúnas, enquanto que as localidade são Arataca, Itamira, Pé de Serra, Tapuio, João Vieira, Pedra Alta, Barreiras, Lagoa do Boi, Caldeirão Novo, Italegra, Mandacaru e Caldeirão Grande.

O projeto da operadora faz parte do plano de expansão, que além de apoiar a inclusão digital no país, quer levar a rede para regiões que atualmente tem pouca ou nenhuma cobertura.

A iniciativa faz uso de várias tecnologias, incluindo a utilização de estruturas simples e energia renovável, como painéis solares para conectar torres e antenas em áreas remotas da Bahia, onde não há disponibilidade de energia elétrica.

Com essas novas cidades e localidades, a TIM passa a cobrir 307 municípios na Bahia com o 4G e 120 localidades contempladas. A operadora conta com a maior rede NB-IoT do Brasil. Além disso, a TIM também já vem instalando antenas, por meio do projeto Sky Coverage, em localidades remotas desde o início de 2021.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM lança programa para contratar profissionais com mais de 50 anos

–> TIM faz acordo com governo do RJ para tornar a capital em uma ‘smart city’

–> TIM oferece Apple Music de graça para clientes pós e controle

Ageu Diniz, Gerente de Engenharia da TIM Nordeste, afirma que

“Em 2022, o compromisso continua e a expectativa é contemplar mais 110 municípios e 67 localidades com o projeto sky para levar cobertura de quarta geração e integrar distritos, vilas, estradas e pontos turísticos que hoje não possuem qualquer conectividade móvel por não serem atendidos por outras operadoras”.

Em áreas onde não há energia elétrica, o projeto Sky Coverage torna possível a aquisição de energia de matriz renovável para garantir o funcionamento de suas estações, com adesão a soluções off-grid. Em outras palavras, devido a sua base na sustentabilidade, o funcionamento das antenas é alimentado pela energia através de painéis fotovoltaicos.

“O investimento no estado foi desenvolvido com o intuito de levar conectividade a população que não tem acesso a conectividade de ponta por questões logísticas e de infraestrutura, com o uso de diferentes tecnologias. Vale destacar que a Bahia é um dos estados mais beneficiados pelo novo projeto da TIM”, diz Ageu.

ViaCN1

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários