22/04/2024

Alexa: motivos para ter a assistente virtual da Amazon

Alexa, assistente virtual da Amazon

Gradualmente, a tecnologia vai entrando em nossa casa – ou no trabalho –, simplificando nossas tarefas diárias e agilizando alguns processos graças à sua inteligência artificial. Dentre essas tecnologias, a Alexa, da Amazon, veio para ficar!

Mas antes de tudo, o que é a Alexa?

A Alexa é uma assistente virtual produzida pela Amazon em 2014 e que tem feito sucesso desde então. O dispositivo possui funções de organização, produtividade, conhecimento e entretenimento, respondendo em tempo real.

Como a Alexa funciona?

A Alexa (Echo) funciona baseada em uma combinação de tecnologias. Ela pode ser ativada por ações do mouse, toques na tela ou comando de voz – “Ei, Alexa”. Quer saber o resultado do jogo de hoje? Você pode perguntar “Ei, Alexa. Quanto foi o jogo do São Paulo?” e aguardar a resposta.

Com o tempo ela tende a ficar mais inteligente, detectando seus hábitos e respondendo questões com base no contexto, gravando suas preferências. Ela permanece atenta 24 horas por dia – ou durante todo o tempo em que estiver ligada na tomada!

VEJA TAMBÉM:

–> 5 Ofertas imperdíveis da Amazon (que você talvez não tenha percebido)

–> Apple prepara concorrente ‘de peso’ para o Echo, da Amazon

–> Pacote Amazon Prime inclui 4 serviços de streaming

Motivos para comprar um Amazon Echo:

1. Alexa é compatível com todas as coisas inteligentes

Os principais protocolos atualmente são Bluetooth, Z-Wave, WiFi e ZigBee, e a Alexa funciona com todos eles, simplificando sua vida diária.

2. Fazer compras se tornou mais fácil e prazeroso

Caso você possua uma conta Prime, poderá pedir à Alexa para encontrar um item, ouvir o preço e pedir que ela faça o pedido. Ela também alerta sobre ofertas exclusivas, configurando pedidos recorrentes. Você poderá configurar uma senha (pin) de segurança para que ninguém use sua Alexa sem autorização.

3. Você pode adquirir mais conhecimento

A Alexa vem com mais de oito mil habilidades (ou miniaplicativos), para uma variedade de passatempos nos quais você pode se interessar, sendo que a mais importante é o IFTTT; ele irá prepará-lo, ensinando-o a usar.

4. Você pode ouvir notícias e esportes

Usando o serviço TuneIn, a Alexa reproduz qualquer estação de rádio que quiser, sendo música, esporte ou notícias.

5. Você se transformará em um chefe de cozinha

Com a Alexa você descobrirá quantas xícaras há em um litro, melhorando todas as suas receitas.

6. Você pode usá-lo em sua residência

Você deixará sua casa mais inteligente, podendo automatizar luzes, interruptores, entre outros.

7. Você pode ouvir música como desejar

Você poderá transmitir qualquer música, além de criar listas de reprodução personalizadas. Você pode dizer para ela como está se sentindo e ela irá te sugerir músicas com base nas suas informações.

Qual modelo comprar?

Há alguns modelos diferentes – com preços diferentes – disponíveis no mercado. São eles:

Echo Dot 3ª Geração

Modelo mais barato (e simples) da família, o Echo Dot 3 é parecido com uma pequena caixa de som – e compacto. O modelo vem com bons alto-falantes, permitindo a automática personalização da Alexa de acordo com as suas preferências.

Echo Dot 4ª Geração

Sucessor do modelo anterior, o Echo Dot 4ª Geração tem um formato de esfera. Suas saídas de áudio vêm com mais qualidade e maior captação. Suas luzes LED informam se o dispositivo está ligado, além da possibilidade de aprimorar as tarefas diárias. Com esse modelo você pode fazer ligações, criar lembretes, pedir músicas e outros.

Echo Show 5

Diferente dos anteriores, o Echo Show vem com uma tela LCD de 5,5”. Além das funções tradicionais, ele libera assistir vídeos e filmes, abrir e controlar apps, jogar e realizar chamadas de vídeo.

Echo 4ª Geração

Seu destaque vai para o som aprimorado, adaptando-se ao ambiente. Também possui a função música multiambiente – sincroniza a música para vários cômodos.

Echo Studio

O Echo Studio vem com cinco alto-falantes, produzindo graves fortes e agudos puros. Possui todas as funções dos anteriores, mas em um tamanho maior. Sua tecnologia Dolby Atmos identifica automaticamente a acústica do ambiente em que o dispositivo está. Ele também pode ser conectado a uma TV e funcionar como soundbar.

Echo Show 10

Vem com tela de 10,1” e câmera de 13 MP. Você pode ajustar o formato e design do relógio, escolher as fotos que aparecem no display, alterar a palavra que ativará a Alexa, entre outros. É permitido fazer chamadas de vídeos e monitorar a casa enquanto estiver fora.

O que achou da Alexa? Qual modelo mais te atraiu? Deixe nos comentários!

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários