20/04/2024

Faixa comprada pela Winity pode complementar espectro de 700 MHz da TIM

Operadora aguarda a assinatura dos termos de compromisso das vencedoras do leilão para iniciar as tratativas com a Winity; entenda o caso.

Nesta quinta-feira (18), Leonardo Capdeville, CTIO da TIM, revelou que parte do lote da faixa de frequência de 700 MHZ arrematado pela empresa Winity, no leilão do 5G ocorrido no início deste mês, deverá complementar o espectro de 700 MHz pertencente à operadora. O lote em questão é o 10 + 10 MHZ.

De acordo com Capdeville, por serem adjacentes, há vantagens tecnológicas nessas faixas. O espectro de 700 MHz já é utilizado em larga escala pela operadora na ampliação de sua cobertura, desde os grandes centros (penetração da frequência em edificações) a localidades que são mais afastadas do país (razão do alcance da cobertura). Além disso, a TIM faz parte da organização Conectar Agro, que pretende levar sinal de internet móvel para áreas de agricultura do Brasil.

Entretanto, ainda não há qualquer confirmação sobre o negócio, pois as tratativas ainda não começaram. O CTIO da TIM afirma que

“Não assinamos contrato com a Winity, que está se posicionando como um provedor neutro de rede móvel. Vamos ter conversas? Sim. Mas antes esperamos eles se posicionarem sobre como vão para o mercado. Quando a gente assinar, com certeza vamos comunicado ao mercado”.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM realiza teste 5G SA na subestação elétrica da Vila Olímpia em SP

–> TIM conclui a venda da FiberCo para a IHS Holding

–> Winity vai investir R$ 2 bilhões em 5 mil torres até 2029

Desde o primeiro dia do leilão (4 de novembro), a operadora planeja explorar ao máximo as opções de compartilhamento de espertos de estrutura. A TIM arrematou lotes nas faixas de 3,5 GHz e 2,3 GHz no leilão 5G, e assim como as outras vencedoras, ainda não assinou o termo de compromisso.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras deve ocorrer ainda este ano, com previsão para o mês de dezembro.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários