14/03/2024

Venda da FiberCo da TIM para a IHS é aprovada pela Anatel

Por unanimidade, a Anatel aprova a venda da FiberCo, transação firmada entre a TIM e o Grupo IHS; saiba mais detalhes do negócio.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem, 25, a venda da fiberCo, rede neutra de acesso em Fiber To The Home (FTTH) da TIM, para o Grupo IHS Fiber Brasil.

A transação entre as empresas foi aprovada de forma unânime, sem restrição, tendo voto positivo do relator Moises Moreira, seguido dos demais conselheiros: Leonardo Euler de Morais, Emmanoel Campelo, Carlos Baigorri e Vicente Aquino.

No acordo, a fiberCo irá utilizar os ativos ópticos da TIM Live, onde será controlada pela IHS, sendo que a TIM será minoritária. A transação já teve sinal verde da Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A transação consiste na aquisição e subscrição da rede neutra derivada da TIM Live pela IHS Fiber Brasil, que deverá pagar R$ 1,6 bilhão para a operadora. Cada empresa terá uma porcentagem do capital social, sendo que a TIM ficará com 49%, enquanto a IHS ficará com 51%.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM aceita oferta de R$ 1,6 bilhão da IHS para a venda da FiberCo

–> Venda da InfraCo da Oi é aprovada pelo Cade

–> TIM apresenta crescimento de 30% na cobertura FTTH, segundo balanço

A base inicial de ativos da FiberCo terá a infraestrutura de rede secundária da TIM, que é de cerca de 6,41 milhões de domicílios, sendo que 3,5 milhões são da FTTH (fibra até a casa do consumidor) e 3,5 milhões da FTTC (fibra até o armário da operadora).

Na transação, a TIM e a FiberCo deverão firmar um Master Service Agreement (“MSA”), onde será fornecido serviço de infraestrutura de fibra a TIM, utilizando a base da infraestrutura existente. Além disso, construir e implantar uma nova estrutura de acordo com a demanda da operadora móvel, assim como operar, monitorar, manter e resolver problemas relacionados à infraestrutura nova e existente.

A TIM também deverá disponibilizar sua rede primária para prestar determinados serviços a FiberCo, como fornecimento de capacidade backbone e backhaul, por meio do Wholesale Services Agreement (“WSA”). Além disso, a TIM permitirá que a FiberCo conecte seus sites em determinadas regiões para fins de escoamento de tráfego.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários