23/04/2024

TIM, Accenture e Stellantis lançam projeto 5G para produção de veículos

Projeto 5G standalone lançado pela TIM, Accenture e Stellantis já está sendo aplicado na indústria do Polo Automotivo em Goiana (PE).

Em conjunto, a TIM, Accenture e Stellantis lançaram o primeiro piloto 5G standalone para a indústria de automóveis no Brasil. O projeto faz uso da frequência de 3,5 GHz, com as antenas implantadas pela TIM , as mesmas que deverão ser usadas para uso em redes comerciais 5G para a população.

O projeto é uma junção das especialidades de cada empresa. A TIM é a provedora de telecomunicações para fornecer a infraestrutura e rede 5G, integrando o núcleo de rede 5G standalone na nuvem pública.

A Accenture é responsável pela integração da rede 5G com recursos de automação de imagem e a análise de vídeos de seus ativos Solutions.AI for Processing melhora a segurança e a qualidade da produção dos automóveis da fábrica Stellantis.

O primeiro piloto 5G standalone faz uso da inteligência artificial e cloud computing, além de criar uma rede móvel, que será usada para a conexão de máquinas no Polo Automotivo Stellantis, localizada em Goiana (PE). O projeto já está integrado ao chão de fábrica e aplicado à manufatura.

LEIA TAMBÉM:

–> TIM se lança na Black Friday 2021 com cursos de graduação

–> TIM e Stellantis desenvolvem solução de conectividade para carros

–> TIM e Stellantis lançam plano móvel veicular de até 40GB por R$ 100

“Este é o primeiro passo para tornar o Polo Automotivo Stellantis de Goiana a primeira planta industrial do setor integrada com base na tecnologia 5G”, afirma o presidente da Stellantis para a América Latina, Antonio Filosa.

André Souza, CIO da Stellantis para a América do sul, enfatiza que

“Na planta, são produzidos quatro modelos que se multiplicam em mais de 100 versões, cada qual com suas especificações de itens, componentes e acessórios. Este controle é fundamental em uma linha flexível, como a de Goiana, onde são fabricados quatro modelos distintos de duas marcas. É um case focado no cliente final, com ganho imediato de qualidade e conformidade”.

O projeto-piloto permite que durante o trânsito do veículo ao longo da linha de produção, pela rede de tecnologia 5G, dados em tempo real sejam transmitidos para a Solutions.Ai for Processing.

Então um software de inteligência artificial informa aos operadores de inspeção de qualidade um resultado em tempo real para a liberação ou não do automóvel. No final, os gestores recebem indicadores de performance em relação à qualidade do processo de montagem.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários